Resumo Max Weber
Por: pepeoliv06if • 30/8/2021 • Projeto de pesquisa • 796 Palavras (4 Páginas) • 148 Visualizações
Pedro Paulo Alencar de Oliveira, 1º INF
DESENVOLVIMENTO: UM CONCEITO MULTIDIMENCIONAL
O artigo dispõe os conceitos sobre desenvolvimento, que não possui definição exata, mas que propõe ser o bem- estar da humanidade de um modo geral. O desenvolvimento é visto de forma econômica, como uma satisfação de necessidades básicas e como sustentabilidade socioambiental, variando com o tempo e lugar, a história e cultura das pessoas de uma sociedade modela o desenvolvimento através da política, economia e ciência.
Dividido em cinco partes que trata da gênese, dimensão econômica, dimensão política,
dimensão social e dimensão ambiental do desenvolvimento, o artigo reflete sobre o que é desenvolvimento na sociedade capitalista. A ciência econômica é o berço da preocupação com o desenvolvimento, Adam Smith, Thomas Malthus, Davis Ricardo e Karl Marx mostram em seus trabalhos o desenvolvimento como fator importante para o sistema capitalista.
A dimensão econômica fala do teor ia do desenvolvimento econômico de Marx (Mais valia) e Economia do Desenvolvimento, num prime iro momento influenciado pela CEPAL e pelo modelo de crescimento equilibrado – Ragnar Nurkse, Rosente in-Rodan, Arthur Lewis, Walter Rostow - que foi criticado por Hirschaman e Mrydal destacados pela criação do modelo desequilibrado e cumulativo. Tais modelos de desenvolvimento baseados no crescimento econômico foram criticados, pois a economia não pode estar desligada da natureza. Nasceram o eco desenvolvimento e o
Desenvolvimento sustentável.
A Comissão Mundial sobre Meio ambiente e Desenvolvimento criada em 1983 fez
relatórios apontando o possível crescimento econômico + preservação da natureza (Nosso Futuro Comum) representada pelo modelo Solow que utiliza quatro variáveis para produção: produto (Y), capita l (K), trabalho (L) e conhecimento (A), possibilitando com seu uso, o surgimento da sociedade sustentável e sociedade de crescimento.
A dimensão política analisa desenvolvimento em três formas: desenvolvimento como produto do mundo Ocidental, desenvolvimento como mecanismo de cooptação política e desenvolvimento como orientação teórica.
O desenvolvimento na ótica da dimensão política independente da esfera em análise apresenta uma ideologia e uma utopia do mundo Ocidental x Oriental, relacionada com redes institucionais constituídas (ONU, OMC, FMI, Banco Mundial), classificando povos,
Sociedades e regiões.
A dimensão social a flora o t ema subdesenvolvimento e desenvolvimento, a teoria Keynesiana influenciou Mrydal, Hirschiman, Prebisch, Furtado e Cardoso, visam que o.
Desequilíbrio existente entre países do centro e países periféricos é fundamental, uma vez que os países industrializados detêm capitais e os países agrícolas matéria prima. O primeiro
Sempre vai manter o segundo em dependência. Desse modo não existe desenvolvimento se
Os benefícios do crescimento não possibilitam qualidade de vida aos indivíduos e gerações futuras.
A dimensão ambiental nasceu por Thomas Malthus em 1798, sua obra Ensaio Sobre o Princípio da População afirma que a fertilidade humana é o mal maior, o crescimento.
Populacional desenfreado deplorava os recursos naturais. O Clube de Roma traz a teoria
Malthus ia na ao século XX, surge à discussão sobre sustentabilidade do modelo de
...