Resumo do Livro "O Avesso do Narciso"
Por: loh13 • 16/3/2019 • Relatório de pesquisa • 582 Palavras (3 Páginas) • 275 Visualizações
O Avesso do Narciso[pic 1]
Os homens e mulheres perseguem o ideal de beleza atual, e buscam a aceitação pessoal com base na opinião alheia. Sendo assim, a maioria da população, com foco nas mulheres, são insatisfeitos com seu próprio corpo, querendo, portanto muda-los. Entretanto, a maioria das vezes que os indivíduos estão insatisfeitos, não precisam necessariamente de mudanças, visto que são considerados saudáveis e com o peso ideal
Uma consequência gravíssima da obsessão pela imagem perfeita é a bulimia, podendo ser desencadeada por fatores culturais, sociais, genéticos e psicológicos. Os jovens adultos e adolescentes, são os que apresentam maiores indicadores para o desenvolvimento de transtornos alimentares, uma vez que são pressionadas socialmente a seguir um padrão dado como correto pela sociedade. Apesar dessa incidência maior nessa faixa etária, é muito comum também em pessoas mais maduras.
Para muitas pessoas essa preocupação com o corpo gera frustração, ansiedade e depressão. Uma vez que se sintam incapazes de sair, de comemorar, comparecer a trabalhos e aulas pois ao se olharem no espelho, não se sentirem bem consigo mesma. Outra parcela adquire insegurança ao lidar com relacionamentos e com a família. Ao lidar com essas dificuldades as pessoas em busca de soluções rápidas e eficazes, exacerbam na atividade físicas, dietas e regimes prejudiciais à saúde além de cirurgias plásticas.
Esses transtornos alimentares estão em ascendência no brasil e no mundo. São identificados como mau comportamento cerebral relacionadas com a imagem corporal de si mesmo. É inegável que esse problema não está tão relacionado a aversão da comida com o receio de engordar, porem aos padrões expostos pela sociedade a todo instante.
A propagação de centros estéticos e de procedimentos aumentam deliberadamente, consequentemente a procura cresceu mais aumentando assim a renda da complexa rede de lucros capas de gerar bilhões por ano. Visto que em vez de adorar o corpo que se tem, veem nele apenas os defeitos. É incontestável a influência dos meios de comunicação sobre o descontentamento com o próprio corpo e o desejo de consertar os pequenos defeitos. As pessoas com distúrbios têm a ilusão de controle e acabam se decepcionando mais ao ver que não conseguem resolver seus próprios problemas sozinhos.
Uma frase interessantíssima colocada pelo o psicólogo Niraldo de Oliveira Santos, é que “A busca do corpo idealizado pela moda pode ter um sentido de proteção, pode ser uma forma de buscar amor e aceitação” e que “Acredita-se que o olhar do outro só vai nos apreciar se estivermos atendendo às especificações do momento”.
Pergunta: O que esse tema tem a dizer sobre a Corporeidade dos jovens na atualidade e a questão do consumismo?
Os jovens estão dependentes das informações que as mídias sociais proporcionam, para eles tudo o que foi dado o exposto na mídia é real e correto. Sendo assim, os padrões de beleza e de aceitação pessoal mostrados são os que eles devem seguir, ao tentarem se adequar a essa concepção de beleza eles acabam exacerbando com dietas, regimes exercícios, ou até mesmo desenvolvendo distúrbios alimentares.
...