Resumo sobre inferência da sociologia
Por: Natã Barros • 27/8/2016 • Bibliografia • 271 Palavras (2 Páginas) • 283 Visualizações
“A arte do período helenístico foi apoteótica e monumental.”
A conquista do Oriente por Alexandre, após 40 anos de lutas, alterou profundamente a vida política e cultural grega.
A união entre o Ocidente e o Oriente teve por símbolo o matrimônio de Alexandre om Statira, filha de Dário III. Conforme os dizeres de Plutarco, foi o “casamento de duas civilizações”.
Temos como exemplo de frutos da fusão da cultura dos conquistados com a dos conquistadores o Farol de Alexandria, o Colosso de Rodes, o Laoconte (retrata a agonia de seres humanos asfixiados por gigantescas serpentes) e o friso do Grande Altar de Zeus, em Pérgamo, com 120 metros de baixos-relevos representando um combate entre os deuses e os gigantes. Em relação às esculturas desse período, devem-se mencionar três obras primas: Vênus de Milo, Vitória Alada da Samotrácia e Apolo de Belvedere.
“Administração Helênica.”
A administração era ocupada pelos indivíduos mais próximos ao rei. A ausência de uma sistematização no período helênico e de uma organização estatal mais abstrata é verificável no caso da inexistência de denominações territoriais, pois cada região era dominada por uma dinastia, logo, recebia o nome desta. Assim, a centralização na figura do monarca gera algumas distorções e fortalece a arbitrariedade e disputas dinásticas.
“Fim do Império Helênico.”
Várias culturas, modelos políticos, organizações administrativas e sociais foram motivos para o fim do Império helênico, uma vez que paralisou a expansão, provocou uma contração de cada povo em sua unidade política e o surgimento de diversas disputas sucessórias.
...