SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE MENTAL: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA PROFISSIONAL JUNTO ÁS FAMÍLIAS DE PORTADORES DE TRANSTORNOS MENTAL
Por: kleudenir82 • 13/8/2018 • Trabalho acadêmico • 261 Palavras (2 Páginas) • 418 Visualizações
SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE MENTAL: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA PROFISSIONAL JUNTO ÁS FAMÍLIAS DE PORTADORES DE TRANSTORNOS MENTAL.
- INTRODUÇÃO
Os espaços para o trabalho profissional do Serviço Social na contemporaneidade tendem a ampliar-se por conta de fatores como o acirramento da questão social, entendida aqui a partir da contradição capital e trabalho e cujas expressões são observados no cotidiano de formas diferenciadas. A profissão ao longo de sua evolução histórica acumulou conhecimentos técnicos científicos que lhe permitem a intervenção na realidade e, dessa forma, é fundamental que ocupe áreas diferenciadas construindo possibilidades para o exercício profissional comprometido com a construção de nova ordem societária, assim como manda Código de Ética Profissional.
A Política Nacional de Saúde Mental compreende as estratégias e diretrizes adotadas pelo país com o objetivo de organizar a assistência às pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos em Saúde Mental. É sem dúvida resultado de diversos confrontos políticos e apresenta, no âmbito legal os avanços da saúde mental brasileira. Porém, com as ações neoliberais cada vez mais crescentes, a realidade apresenta uma área desafiadora a plena efetivação dos direitos das pessoas em sofrimento mental, mesmo após os princípios e valores que foram socialmente lutados e conquistados no processo de Reforma Psiquiátrica. Contudo foi verificado a importância do profissional de Serviço Social na saúde mental, não só por este ser capaz de identificar e agir sobre as expressões da questão social e viabilizar direitos e benefícios aos usuários com transtornos mentais, mas também pela significância política da profissão, enquanto potencial articulador da Rede de Atenção Psicossocial.
...