Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo
Por: evelyndb • 27/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.637 Palavras (7 Páginas) • 359 Visualizações
Faculdade Sudoeste Paulista – FSP
Instituição Chaddad de Ensino Ltda.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
ELTON RODRIGUES DA SILVA
EVELYN DIOGO BRISOLA
TATIANE CARINE DE MEDEIROS
Avaré – SP
2016
Faculdade Sudoeste Paulista – FSP
Instituição Chaddad de Ensino Ltda.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
ELTON RODRIGUES DA SILVA
EVELYN BRIZOLA
TATIANE CARINE DE MEDEIROS
Trabalho apresentado ao curso de Serviço Social, da Faculdade Sudoeste Paulista, para disciplina de Sistema Único da Assistência Social – SUAS, professor Vitor Guerra.
Avaré – SP
2016
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
São os serviços realizados em grupo, a partir de percursos garantindo aquisições aos usuários, complementando o serviço social e prevenindo situações de risco social. Situações que estimula, orienta as pessoas a reconstrução e vivências pessoais e coletivas na família e no território. Fortalecendo vínculos familiares e sociais, desenvolvendo a capacidade e a potencialidade, visando o alcance de objetivos.
OBJETIVOS GERAIS
Complementar o trabalho familiar prevenindo riscos; assegurando direitos das crianças, adolescentes, jovens e idosos; acesso a serviços socioassistenciais; educação, saúde e lazer; oportunidade a informações; favorecimento de atividades interativas com trocas de experiências e fortalecimento familiar.
DESCRIÇÃO ESPECÍFICA DO SERVIÇO PARA CRIANÇAS ATÉ 6 ANOS
O foco é o desenvolvimento de atividades com crianças, família e comunidade, fortalecer vínculos e prevenir situações de exclusão social e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil. Ressalta os direitos das crianças, na concepção de brincar, da vivência lúdica, inocente e de sua proteção. Desenvolver atividades com crianças deficientes e em grupos familiares. Buscando desenvolver atividades de socialização e interação com o meio. As famílias com crianças especiais incluem ações que envolva grupos e organizações comunitárias, visando à inclusão social e soluções para os problemas.
CRIANÇAS DE ATÉ 6 ANOS, EM ESPECIAL
Crianças com deficiência; crianças com famílias em programas de renda; crianças em programa de proteção social; programa de erradicação; crianças em precariedade e crianças em situações de fragilização.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA CRIANÇAS DE ATÉ 6 ANOS
Proteção e fortalecimento vínculos familiares; socialização; interação com crianças da mesma faixa etária; valorizar cultura; estimular recursos para crianças com deficiência; criar espaço de proteção à criança.
Exemplo:
Butiatuvinha-PR
No CRAS Butiatuvinha temos um grupo de SCFV que se chama "Cuidar e Brincar" onde atendemos famílias e crianças semanalmente com objetivo de garantir aquisições progressivas e prevenir a ocorrência de situações de risco social, além de proporcionar a convivência e a socialização através de atividades lúdicas, informativas e dinâmicas.
Mucambo-Ceara
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de 0 a 6 anos PROJETO GIRASSOL.
Durante toda a semana acontece o projeto GIRASSOL para crianças de 0 a 6 anos de idade, tem como objetivo principal a proteção básica e fortalecer vínculos entre os cuidadores e/ou pais e as crianças. O serviço nesse mês conta com a programação em que é discutido em formato de oficinas acompanhado dos pais e cuidadores os temas: Porque proteger e cuidar? Quando começar a proteger e cuidar? Quem cuida de quem nessa família? Quando o tempo é curto para o cuidado? Uma família cuidadora; Cuidando de crianças, Cuidando da alimentação e higiene da criança, Cuidado quando os pequeninos ficam doentes, Cuidando dos direitos da criança. Esses temas são direcionados por profissionais do CRAS e convidados.
DESCRIÇÃO ESPECÍFICA DO SERVIÇO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 6 A 15 ANOS
O foco é a constituição de espaço de convivência, formação, cidadania, desenvolvimento da autonomia das crianças e dos adolescentes de acordo com sua faixa etária. As intervenções devem ser lúdicas, culturais, esportivas, interativas, aprendizagem, socialização e proteção social. Incluindo crianças e adolescentes com deficiência, retiradas de local de violência, submetidas a trabalho infantil, isoladas, violadas de seus direitos. Propiciando desenvolvimento social e prevenção de risco social.
CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 6 A 15 ANOS, EM ESPECIAL
Crianças em proteção social; crianças e adolescentes com deficiência; crianças e adolescentes em programas de renda; crianças e adolescentes com famílias com renda precária.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 6 A 15 ANOS
Proteção e fortalecimento vínculos familiares; convívio grupal; afetivo; ampliar universo cultural; estimular o desenvolvimento de habilidades e a inserção no sistema educacional.
Exemplo:
Prefeitura Municipal de Itapeva
03 CRAS: Vila Nova, 70 inscritos em 2 pólos;
Vila Santa, 60 inscritos; e Maria e Jardim Maringá: 40 inscritos.
O serviço é ofertado nos 2 períodos.
Entrada Manhã: 8h – Saída: 11h / Lanche: 10h30
Entrada Tarde: 13h – Saída: 16h / Lanche: 15h30
2 profissionais para cada CRAS – agente de proteção social, (ensino médio)
1 profissional para cada CRAS – Orientador socioeducativo – Serviço Social
1 profissional em educação física – 2 vezes por semana
DESCRIÇÃO ESPECÍFICA DO SERVIÇO PARA ADOLESCENTES E JOVENS DE 15 A 17 ANOS
...