FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS- CREAS DE LAJE DO MURIAÉ -RJ
Por: nataliacatarina • 13/11/2016 • Projeto de pesquisa • 1.841 Palavras (8 Páginas) • 412 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE REDENTOR
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
INAURA NAÍRA CONCEIÇÃO LÚCIO
KÁTIA APARECIDA MARTINS
LAÍS TEIXEIRA ALVES
MAYRA ARAÚJO RAMOS
NATÁLIA CATARINA SILVA DO NASCIMENTO
PROJETO: SE LIGA NA IDEIA
Itaperuna/RJ
2016
INAURA NAÍRA CONCEIÇÃO LÚCIO
KÁTIA APARECIDA MARTINS
LAÍS TEIXEIRA ALVES
MAYRA ARAÚJO RAMOS
NATÁLIA CATARINA SILVA DO NASCIMENTO
PROJETO: SE LIGA NA IDEIA
Projeto de Ação/Intervenção realizado como requisito avaliativo, sob a orientação da Professora Thiara Mourão.
Itaperuna/RJ
2016
[...] se tivermos fortalecidos na família, será mais fácil alcançar o nosso progresso, o nosso aperfeiçoamento e os nossos objetivos.
Agnelo Morato, on line.
SUMÁRIO
EPÍGRAFE ......................................................................................................................
1.1 INTRODUÇÃO ...............................................................................................
1.1.1 Objetivo Geral .....................................................................................
1.1.2 Objetivos Específicos .........................................................................
1.1.3 Resultados Esperados ........................................................................
2 JUSTIFICATIVA .......................................................................................................
3 PÚBLICO ALVO .......................................................................................................
4 METODOLOGIA .......................................................................................................
5 RECURSOS .................................................................................................................
6 CRONOGRAMA ........................................................................................................
7 REFERENCIAL UTILIZADO ..................................................................................
- INTRODUÇÃO:
- - Síntese do que será proposto:
Este trabalho tem por objetivo, através de um projeto programático, elaborado e executado por uma equipe, dar ensejo à dinâmica de grupo, onde, ao executar uma atividade com as famílias previamente selecionadas a participar, possamos atrelar o estímulo ao fortalecimento e reconstrução dos vínculos familiares junto à conscientização contra o uso de drogas e álcool.
- - Local: CREAS de Laje do Muriaé – RJ;
- - Descrição da Instituição:
O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social. Localizada na Rua Ferreira Cesar, nº 282, Centro de Laje do Muriaé – RJ; com horário de funcionamento a partir das 08:00 horas da manhã até as 17:00 horas. Que tem por função essencial, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias. É o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica, que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial.
- Eixos Estruturantes: Família, Serviço Social, Questão Social; CREAS
- OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral
- Promover a reconstrução e fortalecimento dos vínculos familiares através de encontros com as famílias, para a compreensão das características subjetivas referentes à maneira como os membros familiares se relacionam como estabelecem e mantém vínculos.
2.2 Objetivo Específico
- Demonstrar a importância do assistente social no trabalho com as famílias, a partir do momento que se entra em contato com expressões da questão social;
- Desvendar as expressões das questões sociais que se apresentam nas famílias e como estas influenciam a violação dos direitos;
- Compreender e elucidar que a família se apresenta de diferentes formas e como tal é necessário que se efetivem ações voltadas para o fortalecimento e reconstrução dos vínculos familiares.
- JUSTIFICATIVA
A temática desse trabalho foi escolhida mediante o trabalho realizado com as famílias atendidas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), cujas maiores demandam e a violação de direitos, desta maneira não trabalhamos apena com o indivíduo, mas com a família no todo, sob um olhar embasado no conceito de totalidade em Marx. Analisamos a realidade como o todo e não o imediato. Tendo como proposta identificar as expressões da questão social no seio destas famílias e quão estas são para que ocorra a de violação de direitos, buscando desta feita trabalhar com essas famílias na busca pela reconstrução e fortalecimento dos vínculos familiares.
São realizados atendimento de média e alta complexidade no CREAS com essas famílias que se encontra em situação de direitos violados. Atendimento em média complexidade cujos vínculos familiares não foram rompidos. Requerem maior estruturação técnico-operacional e atenção especializada e individualizada com um acompanhamento sistemático e monitorado, já de alta complexidade garantem proteção integral - moradia, alimentação, higienização e trabalho protegido para famílias e indivíduos que se encontram sem referência e, ou, em situação de ameaça, necessitando ser retirados de seu núcleo familiar e, ou, comunitário.
Nesta perspectiva, o CREAS deve articular os serviços de média complexidade e operar a referência e a contra referência com a rede de serviços socioassistenciais da proteção social básica e especial, com as demais políticas públicas e demais instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos e movimentos sociais.
Mediante este cenário supracitado o referido projeto visa o trabalho junto as famílias dos usuários/as atendidos no CREAS e que tiveram seus direitos fundamentais violados, propondo-se sobre tudo a trabalhar diretamente como o objeto de trabalho do Serviço Social “a questão social” tendo por objetivo assim explicitado no Código de Ética (1993) a viabilização dos direitos aos usuários/as dos serviços, vislumbrando o alcance de tais metas a partir do trabalho com as famílias e olhar sobre o todo, não como resposta ao imediato mas como meio de minimizar ou findar tais violações a longo prazo.
...