Tópicos de Atuação Profissional
Por: BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO • 31/5/2018 • Exam • 4.320 Palavras (18 Páginas) • 625 Visualizações
APANHADO DE TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL – SSO
- Há abaixo uma série de afirmações sobre o Neoliberalismo e sobre o Keynesianismo. Todas elas estão corretas, EXCETO o que está posto em:
C) O ideal neoliberal é totalmente antagônico em relação ao ideal liberal. Ok
- O código de ética do Assistente Social, em concordância com seus princípios fundamentais, marcou sua diferença em relação ao discurso liberal:
B) Afirmando a equidade e a democracia como valores ético-políticos. Ok
- Avalie as afirmativas abaixo elencadas:
1-Keynes propunha o pleno emprego como uma alternativa para reaquecer o consumo.
2-De acordo com os princípios de Keynes, seria necessária a consolidação de serviços sociais públicos.
4-De acordo com Keynes, não deveriam ser atendidas com as políticas sociais apenas as crianças.
Estão corretas as afirmativas:
D) 1, 2II, 4. Ok
- Conforme o art.2, parágrafo único, da LOAS, a Assistência Social, realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, usando ao enfrentamento da pobreza, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e a universalidade dos direitos sociais.
Complete:
B) universalidade dos direitos sociais. Ok
- Avalie as afirmativas abaixo:
1-Para a corrente funcionalista, a desigualdade social é algo inerente a nossa organização social, portanto, imutável.
3-A única forma de expressão em relação à desigualdade social, de acordo com a perspectiva funcionalista, cabia as pessoas que não concordassem com o status quo, que deveriam se colocar contrárias à ordem social vigente.
5-Competia à política social, de acordo com o funcionalismo, manter a coesão social.
Estão corretas:
R: A) 1, 2, 5.
- Conforme art. 16 da Lei orgânica de assistência social- LOAS, as instâncias deliberativas do sistema descentralizado e participativo de assistência social, de caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil, são o:
E) Conselho Nacional de Assistência Social, os Conselhos Estaduais de assistência social, o Conselho de assistência social do Distrito Federal e os conselhos municipais de assistência social.
- As transformações no sistema capitalista introduzem novas medicações históricas nas dimensões e forma de enfrentamento da questão social. Na atualidade, os dois aspectos centrais das mudanças no mundo do trabalho que intensificam as expressões da questão social são a :
B)ampliação do desemprego estrutural e a precarização das relações trabalhistas.
- Na interpretação histórico-metodológica do serviço social no Brasil, o termo “questão social” define-se como a(o):
D) Conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos que o surgimento da classe operária impôs no curso da constituição da sociedade capitalista.
- Tomando como referência nossos estudos sobre o funcionalismo, atribua os valores verdadeiro (V) ou falso (F) às alternativas abaixo:
- Foi a partir do pensamento de Marx e Engels em que tivemos o florescimento dos ideais funcionalistas na Europa.
- O livro O Capital rendeu a Durkheim o título de “ pai da sociologia”, tendo sido escrito nos idos de 1895.
- Para a corrente funcionalista, durante o processo de conhecimento, o objeto conhecido precisa essencialmente sobrepor-se ao sujeito.
- Para Durkheim, o conhecimento só acontecia por meio da observação e da experimentação.
- A comprovação do conhecimento produzido fora uma necessidade também apontada por Durkheim.
A sequência correta aos valores atribuídos está posta na alternativa:
E) F F V V V
- Para uma interpretação crítica da realidade social, a de se compreenderem as diferentes relações que articulam esferas do processo de acumulação, produção, circulação e consumo ________________.
B) Às várias maneiras de manifestação do capital que também se impõem enquanto mecanismos de controle e reprodução social.
- Considerando a política de assistência social, podemos inferir que:
D) os conselhos assumem nessa política o papel relevante no sentido de estimular a participação popular e o controle social.
- Sobre a participação popular, podemos afirmar que:
C) É uma forma de expressão da vontade individual e coletiva junto ao poder público.
- É (são) direito (s) do Assistente Social nas relações com as instituições empregadoras e outras, segundo o Código de Ética do Assistente Social, em seu artigo 7.
D) integrar comissões interdisciplinares de ética nos locais de trabalho profissional, tanto no que se refere à avaliação da conduta profissional, quanto em relação às decisões referentes às políticas institucionais.
- Ao considerar a natureza e o papel do estado na consecução das políticas sociais, tais como viabilização da acumulação do capital e reprodução social das classes subalternas, é correto afirmar que o Estado se torna:
C) regulador e fiador das relações sociais constitutivas nesse processo de reprodução.
- A articulação entre trabalho, direitos e proteção social, que configurou os padrões de regulação socioestatal do Estado de Bem-Estar Social, sequer foi alcançada pelo sistema de proteção social brasileiro. Somente com a Constituição Federal de 1988 o Estado legitimou e se responsabilizou pela proteção social. Qual alternativa corresponde a responsabilização estatal?
B) Ao Estado com promotor e afiançador de condições básicas de sobrevivência, estabelecendo-se num sistema de proteção mínimo.
- Os Conselhos de Assistência Social: Nacional, Estaduais, Municipais e do Distrito Federal, são instâncias de:
E) Deliberação.
- O Keynesianismo defendia que:
D) Competia ao Estado a criação de serviços sociais para atender a população que não podia trabalhar, sobretudo crianças, idosos e pessoas com deficiência.
- Sobre a questão social, podemos afirmar que:
1-A questão social e a expressão das desigualdades sociais produzidas e reproduzidas na dinâmica contraditória das relações sociais.
...