Trabalho Sobre o Filme Germinal
Por: Sofia Mattar Silveira • 5/6/2016 • Resenha • 1.696 Palavras (7 Páginas) • 1.483 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
FACULDADE DE DIREITO
ANA CAROLINA PIOVESAN MARTINS
ANA CLARA ANDRADE SILVA
SOFIA MATTAR SILVEIRA
RELATÓRIO FILME “GERMINAL”
CAMPINAS
2016
ANA CAROLINA PIOVESAN MARTINS
ANA CLARA ANDRADE SILVA
SOFIA MATTAR SILVEIRA
RELATÓRIO FILME “GERMINAL”
[pic 1]
CAMPINAS
2016
SUMÁRIO
1. Introdução
2.1 Fica Tecnica _ 5
2.2. Estrutura narrativa do filme 5
2.3 Teses 5
2.4 Palavras-chave em relaçao às teses 6
2.5 Frases e/ou cenas de relevo que explicam a(s) tese(s) 6
2.6 Análise sociológica................................................................................................................6
2.6.1 O que significa “Germinal” e qual a relação do título com a tese do filme? 6
2.6.2 O livro “Germinal” foi publicado em 1885. Há alguma relação entre o livro e a situação social da Europa naquela época?..................................................................7
2.6.3 Souvarine, Etienne e Rasseneur personificam importantes correntes dentro dos movimentos dos trabalhadores no final do século XIX. Quais são elas?..............7
2.6.4 Qual a importância do trabalho na sociedade capitalista?..................................8
2.6.5 Relacionar o filme com o capítulo XVI do livro “A Historia da Riqueza do Homem”........................................................................................................................8
3. Conclusão.................................................................................................................9
- Introdução
A Revolução Industrial teve inicio no século XVIII, após a queda do Antigo Regime e do sistema feudal. Os ideais iluministas, defendidos pela burguesia, se tornaram predominantes na época, caracterizando a ascensão politica e econômica dessa classe social.
Após a mecanização dos meios de produção e do início do trabalho fabril, por serem os maiores detentores do capital, os burgueses passaram a dominar e regular a indústria. Visando ao aumento do lucro, passou a explorar cada vez mais a nova classe operária, que era submetida diariamente a trabalhos em condições desumanas e degradantes. O operário não possuía nenhum direito trabalhista, e era visto como objeto facilmente descartável pelo patrão, devido ao grande exército industrial de reserva (pessoas sem empregos e dispostas a trabalhar em quaisquer condições oferecidas)
Com o tempo o proletariado foi adquirindo uma consciência de classe, que pode ser observada no filme “Germinal” e no capítulo XVI do livro “ A história da riqueza do homem”. Isso resultou na criação de associações e sindicatos e na progressiva obtenção de direitos trabalhistas.
O trabalho a seguir traz as principais correntes filosóficas do movimento operário e sua luta constante para melhores condições de vida.
2.1. Ficha Técnica
Filme: Germinal (baseado na obra de Émile Zola)
Diretor: Claude Berri
Ano: 1993
País: Bélgica, França, Itália
Atores principais: - Miou-Miou -Maheude
- Renaud - Étienne Lantier
- Gérard Depardieu - Toussaint Maheu
- Jean Carmet - Vincent Maheu Dit Bonnemort
- Judith Henry - Catherine Maheu
- Jean-Roger Milo - Chaval
- Laurent Terzieff - Souvarine
- Bernard Fresson - Victor Deneulin
- Jean-Pierre Bisson - Rasseneur
- Jacques Dacqmine - Philippe Hennebeau
- Anny Duperey - Madame Hennebeau
- Gérard Croce - Maigrat
- Frédéric van den Driessche - Paul Négrel
- Annick Alane - Madame Grégoire
- Pierre Lafont - Léon Grégoire
Gênero: Drama
2.2. Estrutura narrativa do filme
Narrador: Ausente
Modo narrativo: Épico
Estrutura: Linear
Cenário: cidade de Montsou, Mina Voreux
Protagonista: Étienne Lantier, Toussaint Maheu
Antagonistas: Patrões
2.3. Teses
Tese principal: Apresentação do início dos movimentos grevistas na França do século XIX, em que trabalhadores lutam por melhores condições de vida e trabalho, representando a luta de classes entre o operariado e a burguesia.
Tese secundária: Ênfase na diferença dos estilos de vida das classes sociais mais e menos favorecidas, com cenas que mostram o alto padrão de vida burguês, com suas futilidades rotineiras, contrastando com a miséria e o engajamento politico do proletário.
- Palavras-chave em relação às teses
Burguesia; proletariado; miséria; contraste social; greve; exploração; luta de classes.
- Frases e/ou cenas de relevo que explicam a(s) tese(s)
>> Quando Étienne chega na cidade à procura de emprego, conhece um senhor que é apelidado de “Boa Morte”, pois já trabalhou mais de cinquenta anos na mina e durante esse tempo passou por experiências desumanas que quase o fizeram morrer. Apesar de tudo isso, nem possui conhecimento sobre quem é o dono da mina. Isso exemplifica as péssimas condições de trabalho enfrentadas desde jovem, e o descaso presente na relação entre patrão e empregado.
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