Unidade app 2
Por: lucas090 • 10/5/2015 • Dissertação • 288 Palavras (2 Páginas) • 152 Visualizações
Página 1 de 2
Para ficar mais fácil o entendimento dessa questão é imprescindível o primeiro definirmos o que é a antropologia e quais seus estudos e linhas de pensamento; A antropologia é a ciência que estuda o homem, seus costumes e hábitos, seu passa e afins. Estuda também a evolução do homem, seja física, cultural ou social.
As teorias antropológicas da cultura são o evolucionismo, difusionismo, funcionalismo e estruturalismo.
O evolucionismo pregava que o povo europeu era o mais desenvolvido e civilizado e que os outros povos ou colônias que foram descobertos pelos mesmos, ainda não haviam se evoluído ainda.
Já o difusionismo era o oposto as ideias do evolucionismo; o difusionismo é baseado na troca de aspectos culturais entre povos distintos, sendo o desenvolvimento cultural transmitido de um povo para outro.
No Funcionalismo, os antropólogos pregavam a queda do evolucionismo e o detrimento do eurocentrismo. Nesta corrente, os estudiosos defendiam que as necessidades biológicas determinavam as necessidades culturais do homem, deixando também de lado a “superioridade” dos valores europeus.
O estruturalismo pressupunha que as teorias universais estariam de tras de todas as ações humanas , dando forma as culturas em suas mais variadas manifestações, como: linguagem, mitos, religiões entre outros.
Com base em tudo o que foi dito, podemos ver como essas teorias são vitais para o estudo do passado do homem e assim poder nos entendermos, por assim dizer.
Tudo o que fazemos hoje, hábitos, modo de pensar e agir, linguagem, modo de se portar vem de nossos antepassados e esta incrustrado no meio aonde vivemos e crescemos. O hoje só é espelho do que fomos ontem e assim continuara sendo, por isso que para sabermos aonde queremos chegar temos que antes de tudo, saber de onde viemos.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com