A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO PROGRAMA NACIONAL DE HABITAÇÃO RURAL (PNHR) NA COMUNIDADE DE PACAJÁ EM CAMETÁ-PARÁ
Por: etiennecardoso • 24/7/2017 • Artigo • 6.485 Palavras (26 Páginas) • 635 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
SERVIÇO SOCIAL
A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO PROGRAMA NACIONAL DE HABITAÇÃO RURAL (PNHR) NA COMUNIDADE DE PACAJÁ EM CAMETÁ-PARÁ
ETIENNE VALERIA MONTEIRO CARDOSO **-RA 380385
KATIA BRANDÃO SABEL-RA 350771
MARIA NEIVA FARIAS BARBOSA-RA: 368149
Ananindeua, Dezembro de 2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
SERVIÇO SOCIAL
ETI ENNE VALERIA MONTEIRO CARDOSO-RA 380385
KATIA BRANDÃO SABEL-RA 350771
MARIA NEIVA FARIAS BARBOSA-RA: 368149
A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO PROGRAMA NACIONAL DE HABITAÇÃO RURAL (PNHR) NA COMUNIDADE DE PACAJÁ EM CAMETÁ-PARÁ
Trabalho de Conclusão de curso submetida a Graduação de Serviço Social da Universidade Anhanguera - UNIDERP no polo de Ananindeua no Estado do Pará, que visa a obtenção do grau de Bacharel em Serviço Social. Orientador EAD Júlio Cesar da Silva Oliva. Tutora presencial M°. Marisa Elenise Silva Lima.
Ananindeua, Dezembro de 2015.
A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO PROGRAMA NACIONAL DE HABITAÇÃO RURAL (PNHR) NA COMUNIDADE DE PACAJÁ-PARÁ
ETIENNE VALERIA MONTEIRO CARDOSO-RA 380385
KATIA BRANDÃO SABEL-RA 350771
MARIA NEIVA FARIAS BARBOSA-RA: 368149
Orientadora:_____________________
Professor: Júlio Cezar da Silva – Tutor EAD
Nota: _________________
Data: ___/___/2015
Ananindeua, Dezembro de 2015.
DEDICATORIA
Agradecemos a Deus por nos acompanhar nesta jornada, e nos momentos difíceis de nossas vidas ter nos dado sabedoria para trilharmos este caminho de gloria. Aos nossos familiares, parentes, amigos e esposo que estiveram sempre presente nos dando apoio, carinho e atenção, segurando nossas mãos para que não fraquejássemos. Ao presidente da AJUDI Paulo Cesar que nos recebeu para estagiarmos em sua entidade nos dando toda atenção e suporte, A nossa tutora presencial Marisa Lima, que sempre se dispôs a nos ajudar com orientações cientificas, paciência e atenção. A uma profissional de Serviço Social Laura lima que foi inspiração para a decisão ao curso de serviço social, a uma grande professora, pedagoga e mãe, Maria Alice Cardoso que nos ajudou nas correções linguísticas e com suas orações pedindo força e sabedoria, as colegas do grupo em especial a Katia Sabel e Neiva Farias que sempre souberam me escutar e tentavam de todas as maneiras acompanhar meu raciocino. As famílias da Comunidade de Pacajá que nos receberam com muito carinho, alegria e nos confiaram toda a sua esperança de sermos suas vozes no futuro de uma qualidade de vida melhor.
AGRADECIMENTOS
Ao meu querido e amado Deus, pois em todos os momentos que pensei em fraquejar ele esteve sempre ao meu lado me dando força e coragem para não desanimar e desistir, fechava os olhos sempre e pensava na figura de seu filho amado senhor Jesus Cristo que com todo sofrimento nunca desistiu e cumpriu o que hora seu pai ordenou. Pesando em ti meu Deus com força e fé preciso trilhar meu caminho, pois sou forte e sou guerreira.
A minha mãe Maria Alice Monteiro Cardoso que escutou meu choro de desespero, e mesmo de longe sempre ligava perguntando sobre minha produção.me orientando siga este caminho que e o melhor e você irá conseguir. E sempre dizendo: estou aqui minha filha orando por você para que Deus lhe de sabedoria neste momento confie em Deus, e assim o fiz.
A minha grande amiga e inspiração ao curso de serviço social Laura Lima Assistente Social brilhante que por noites e noites atendeu aos meus telefonemas e me escutava com muita paciência e sabia dar as orientações corretas, que faziam eu me acalmar e desperta meu raciocínio para seguir em frente.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 7
2. A QUESTÃO HABITACIONAL NO BRASIL 8
2.1 CONTEXTUALIZAÇÃO CONCEITUAL E HISTÓRICA. 8
2.2 O DIREITO À MORADIA COMO DIREITO HUMANO 8
2.3 A POLÍTICA DE HABITAÇÃO NO BRASIL 9
2.4 ESTATUTO DAS CIDADES UMA CONQUISTA POPULAR 10
2.5 A SECRETARIA NACIONAL DE HABITAÇÃO – SNH 10
3. MOVIMENTOS SOCIAIS E MORADIA NO ESTADO DO PARÁ 11
3.1 O MUNICÍPIO DE CAMETÁ: O OLHAR PARA COMUNIDADE DE PACAJÁ 13
3.2 O QUE É O PROGRAMA NACIONAL DE HABITAÇÃO RURAL (PNHR) 14
3.3 A ASSOCIAÇÃO DA JUVENTUDE PARA O DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO COMO ENTIDADE ORGANIZADORA. 15
4. SERVIÇO SOCIAL E HABITAÇÃO 16
4.1 O SERVIÇO SOCIAL NA POLÍTICA DE HABITAÇÃO 16
4.2 O SERVIÇO SOCIAL E A ASSOCIAÇÃO DA JUVENTUDE PARA O DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO(AJUDI) JUNTO AO PNHR. 17
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
ANEXO A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS 21
ANEXO B - DOCUMENTAÇÃO 22
RESUMO
O presente artigo tem como tema central a Atuação do Assistente Social no Programa Nacional de Habitação Rural na Comunidade de Pacajá, no município de Cametá no Estado do Pará. A escolha do objeto ocorreu por meio das observações e experiências obtidas no campo de estagio e a enorme vontade de descobrir os caminhos percorridos para o avanço ao direito à moradia até os dias atuais. Inicialmente contextualizaremos sobre a trajetória da habitação no Brasil, o direito à moradia, a luta pela moradia através dos movimentos sociais com base na política de habitação, com enfoque na criação do estatuto das cidades e no Sistema Nacional de habitação. Em seguida, discorremos sobre o Programa Nacional de Habitação Rural como subsidio a produção de unidade habitacional, Por fim, abordaremos a importância da Atuação do Assistente Social nos projetos de habitação Rural. Considerando que a temática abordada pela pesquisa e ampla utilizaremos o método dialético, fazendo o uso na metodologia de pesquisa documental, bibliográfica e entrevista fechada com os beneficiários da Comunidade Pacajá.
...