A Antropologia Cultural
Por: Lucas Wellington • 23/7/2017 • Trabalho acadêmico • 958 Palavras (4 Páginas) • 440 Visualizações
1. O que é dimorfismo sexual?
É uma forma de diferenciar a espécie humana anatomicamente e filosoficamente, mas é falso que as diferenças de comportamento existem entre pessoas de sexo diferentes sejam determinadas biologicamente.
2. Defina endoculturação.
O comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de uni processo. Um menino e uma menina agem diferentemente não em função de seus hormônios, mas em decorrência de uma educação diferenciada.
3. O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural. Isso é correto? Por quê?
Não, porque a partir de 1920, antropólogos como Boas, Wissler, Kroeber, entre outros, refutaram este tipo de determinismo e demonstraram que existe uma limitação na influência geográfica sobre os fatores culturais. E mais: que é possível e comum existir uma grande diversidade cultural localizada em um mesmo tipo de ambiente físico.
4. Defina etnograficamente o vocábulo “Culture”.
Demonstrar que cultura pode ser objeto de um estudo sistemático, pois trata-se de um fenômeno natural que possui causas e regularidades, permitindo um estudo objetivo e uma análise capazes ele proporcionar a formulação de leis sobre o processo cultural e a evolução.
5. O que Geertz escreveu a respeito da moderna teoria antropológica?
O tema mais importante da moderna teoria antropológica era o de “diminuir a amplitude do conceito e transformá-lo num instrumento mais especializado e mais poderoso teoricamente".
6. Quais as duas propriedades que diferenciam o homem dos demais animais, segundo Kroeber?
A possibilidade da comunicação oral e a capacidade de fabricação de instrumentos, capazes de tornar mais eficiente o seu aparato biológico.
7. Qual a crença comum de Taylor e Bastian?
Acreditavam na "unidade psíquica da humanidade".
8. Segundo Franz Boas, quais as tarefas que a Antropologia executa?
A reconstrução da história de povos ou regiões particulares e a comparação da vida social de diferentes povos, cujo desenvolvimento segue as mesmas leis.
9. O que o homem perdeu ao adquirir cultura?
Ao adquirir cultura, perdeu a propriedade animal, geneticamente determinada, de repetir os atos de seus antepassados, sem a necessidade de copiá-los ou de se submeter a um processo de aprendizado.
10. Antropologicamente falando, o ser humano é dotado de instintos? Porque?
O homem age de acordo com os seus padrões culturais. Os seus intintos foram parcialmente anulados pelo longo processo evolutivo por que passou. Mais ao adquirir cultura o homem passou a depender muito mais do aprendizado do que a agir atraves de atitudes geneticamente determinadas.
11. Você acredita que o homem do passado teve vida arborícola? Explique.
Sim, pois ela foi responsável pela eclosão de uma visão estereoscópica. Esta, combinada com a capacidade de utilização das mãos, abriu para os primatas, principalmente os superiores, uni mundo tridimensional, inexistente para0 qualquer outro mamífero. O fato de poder pegar e examinar um objeto atribui a este significado próprio. A forma e a cor podem ser correlacionadas com a resistência e o peso (não deixando ainda de lado a tradicional forma de investigação dos mamíferos: o olfato), fornecendo uma nova percepção.
12. Mencione as teorias idealistas de cultura, que subdivide em três diferentes abordagens.
1ª - Cultura como sistema cognitivo, produto dos chamados "novos etnógrafos"; 2ª - Cultura como sistemas estruturais; 3ª - Cultura como sistemas simbólicos.
13. Por que o exercício de atividades consideradas como parte da fisiologia humana podem refletir diferenças de cultura?
Tal fato se explica porque cada cultura tem um determinado padrão para algum fim. Um exemplo é o riso, que é totalmente condicionado pelos padrões culturais, apesar de toda a sua fisiologia.
...