A Análise Artigo Científico
Por: Luiz Eduardo • 22/5/2020 • Monografia • 1.545 Palavras (7 Páginas) • 451 Visualizações
Análise artigo científico.
Nome: Luiz Eduardo Santos da Silva
Ciências Sociais, segundo semestre.
Data: 12/11/2019
Representação e estereótipos de mulheres negras no cinema brasileiro
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2019000200207&lang=pt
• O artigo escolhido tem um título que indica o seu conteúdo?
- Sim.
• Corresponde de maneira adequada ao conteúdo?
- Sim, pois existe a discussão sobre o tema, além do levantamento científico.
• Qual o sujeito, objeto do estudo e delimitação do trabalho?
Sujeito: Mulheres negras;
Objeto de estudo: Representação e estereótipos que as rodeiam no meio;
Delimitação: Cinema brasileiro;
• Constam no título? Se não contemplam, está implícito?
- Constam.
• O título e subtítulo (se houver) figuram na página de abertura do artigo, na língua do texto?
- Sim.
• O(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es) está(ão) na forma direta,
acompanhado(s) de um breve currículo que o(s) qualifique na área do artigo? Possui um breve currículo que inclui endereço (e-mail) para contato?
- Nomes completos, existe um link para a plataforma “ORCID” de cada um no início, ao final do texto disponibilizados seu e-mail e currículo.
• Possui resumo na língua do texto? Ele apresenta, de forma concisa, os objetivos, a metodologia e os resultados alcançados, não ultrapassando 250 palavras?
- Existe.
• É constituído de uma sequência de frases concisas e não de uma simples enumeração de tópicos?
- Exato, de frases esclarecedoras, facilitando o entendimento.
• O verbo utilizado está na voz ativa e na terceira pessoa do singular?
- Sim.
• Todos os elementos pré-textuais figuram na primeira folha do artigo? As palavras-chave figuram abaixo do resumo, antecedidas da expressão
- O artigo faz uso de cada um deles, conforme as regras.
• “Palavras-chave”, separadas entre si e finalizadas por ponto, conforme a NBR6028:2003, p. 2?
Elas indicam (representam) o conteúdo do artigo?
- Sim: mulheres negras; cinema brasileiro; racismo; representação; estereótipo.
COM RELAÇÃO ÀS PÁGINAS TEXTUAIS:
• A Introdução expõe a finalidade, os objetivos do trabalho de modo que o leitor tenha uma visão geral do tema abordado? Ela apresenta...
a) o assunto objeto de estudo?
Sim, a introdução já inicia contemplando a ideia do título, a discussão das práticas cinematográficas.
“O crescimento da indústria cinematográfica brasileira nos últimos anos ocorreu em paralelo ao aumento das críticas feministas à sua produção.1 O número de filmes realizados ampliou consideravelmente, assim como a frequência do público e o montante de recursos estatais direcionados ao setor (ANUARIO ESTATISTICO DO CINEMA BRASILEIRO, 2015, 2016). O país figurou entre os doze selecionados para análise no levantamento Gender Bias Without Borders, que definiu seu recorte de pesquisa de acordo com a rentabilidade dos mercados audiovisuais ao redor do mundo. Publicado em 2015 a partir da parceria de importantes instituições internacionais, centros de pesquisa e universidades, o estudo apurou dez obras cinematográficas de maior bilheteria em cada uma das regiões escolhidas e lançou luz a um padrão global negativo de representação das mulheres nos filmes: o gênero feminino protagoniza proporção minoritária de tramas, obtém poucas falas, raramente é associado a profissões prestigiosas, é mais sexualizado e tem maior probabilidade de ser vinculado a comentários sobre aparência”
b) o ponto de vista sob o qual o assunto foi abordado?
Os autores deixam durante o texto uma discussão com bastante corpo, logo, creio que sim.
c) trabalhos anteriores que abordam o mesmo tema?
Sim, como:
“Merecem atenção duas perspectivas que analisam a situação das mulheres negras em uma amostra bastante ampla de filmes: uma pesquisa do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA-IESP-UERJ), e o livro O Negro Brasileiro e o Cinema, de João Carlos Rodrigues. No primeiro caso, as publicações divulgadas apresentam, a partir de estatísticas descritivas, a participação dos diversos grupos da população nas principais ocupações do audiovisual - direção, roteiro e atuação -, bem como algumas características atribuídas às/aos personagens. Com um recorte temporal que abarca a década mais recente do cinema brasileiro e uma seleção de filmes restrita aos que obtiveram maior público, os resultados mostram que, dentre os outros perfis, as mulheres negras são excluídas das atividades de direção e roteiro e são o grupo menos representado nos elencos (Marcia CANDIDO; Gabriella MORATELLI; Verônica DAFLON; João FERES JÚNIOR, 2014; CANDIDO, Luiz Augusto CAMPOS; FERES JÚNIOR, 2016). Já o trabalho de João Carlos Rodrigues, jornalista e pesquisador, intenta reconstituir a história da representação do negro no cinema nacional e fornece críticas a uma extensa filmografia (João Carlos RODRIGUES, 2011).”
d) as justificativas que levaram à escolha do tema, ao problema de pesquisa, à hipótese e estudo, ao objetivo pretendido, ao método proposto, à razão de escolha do método e aos principais resultados?
- Não existe no texto.
• O desenvolvimento apresenta a fundamentação teórica, a metodologia, os resultados e a discussão?
-
...