TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Sociologia

Por:   •  24/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

No primeiro quadro podemos reparar que a Mafalda e sua amiga possuem grupos de referência diferentes, pois a Mafalda possui um maior interesse em ter cultura quando for mais velha do que vestidos como sua outra amiga. Isso é um ótimo de exemplo de grupos de referência, pois desde pequenos nós acabamos sendo moldados pelas pessoas que estão ao nosso redor, isso acaba gerando nossos gostos, preferências caráter e diversas outras coisas que geram nossa identidade, os grupos de referência também tem o papel de nos dar um sentimento de pertencimento a algum grupo, isso é muito importante, pois todos nós precisamos desse sentimento pra que possamos nos sentir mais completos e aceitos pela sociedade. Além do primeiro quadro outro exemplo de um tipo de grupo de referência seria os surfistas, que acabam servindo como um ótimo grupo para análise, pois retratam de forma bem caricata esse conceito de grupos de referência, a maioria se veste de forma parecida, tem um modo de falar padrão e dividem a paixão pelo surfe.

Já no segundo e terceiro quadro da tirinha nós podemos observar um exemplo da coerção social, pois a amiga da Mafalda pergunta para ela se é possível andar na rua sem ser presa apenas com cultura e sem roupas. Nesse caso nós podemos enxergar um exemplo de coerção social porque a nossa sociedade impõe que todos nós usemos roupas, porém ela não nos obriga a possuir cultura. Oque se encaixa de forma bem clara no conceito de coerção social, que são basicamente fatos exercidos sobre o individuo, fazendo com que o mesmo tenha que se adequar as regras e normas da sociedade, mesmo não sendo a sua vontade. Outro exemplo bom de coerção social seria a forma que nos alimentamos, pois se alguém que não utiliza de talheres entra em contato conosco, seria julgado na mesma hora sendo assim reprimido e obrigado pelas demais pessoas a mudar o seu comportamento, mesmo que contra a sua vontade.

Outro fator social que também se encaixa na tirinha é a estratificação social, pois a Mafalda que foi influenciada pelo seu grupo de referência (que provavelmente eram seus pais) acredita que o seu grupo social é caracterizado por possuir o saber e ter uma vasta gama de cultura, já a sua amiga quer que seu grupo social seja caracterizado por um fator mais estético e monetário, pois ela gostaria de ter vários vestidos. A estratificação social é facilmente observada em nosso dia a dia, as pessoas tem uma tendência social muito maior a seu reunir com pessoas da mesma classe monetária, social e politica que elas, isso também nos ajuda a entender melhor até o próprio conceito de grupos de referência, pois o mesmo também será influenciado pela estratificação social. Um exemplo de estratificação social seria a classe de pessoas mais ricas, se relacionando entre si e formando o grupo social da elite, que exerce uma grande influencia sobre a nossa sociedade.

Mais um conceito social que podemos encaixar nessa tirinha, é o conceito de papeis sociais, pois quando a Mafalda discute a questão da cultura, ela claramente está se colocando em um papel social de superioridade em relação ao conhecimento, já sua amiga quer futuramente estar em papal social de elite onde ela irá poder ter inúmeros vestidos.

No último parágrafo da tirinha a Mafalda se entristece, pois é obrigada a deixar de lado o seu papel social de alguém que possui conhecimento e cultura para bater em sua amiga, que ainda por cima estava certa em seu questionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (21.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com