A Belo Monte
Por: Juliaf_g • 15/4/2020 • Resenha • 392 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
Belo Monte: depois da inundação é um documentário dirigido por Todd Southgate que expõe as consequências da construção da hidrelétrica de Belo Monte para a população ribeirinha e o meio ambiente. O diretor apresenta a divergência entre preservação e desenvolvimento no qual trata os índios e os ribeirinhos de forma cruel, já que os mesmos enfrentam problemas de moradia, gerando assim um processo de favelização, outro problema é o sustento, visto que a principal fonte de renda para as famílias que viviam a beira do rio era a pesca. Com o afastamento dessas famílias das margens do rio, há um etnocídio, dado que as famílias não tem mais acesso ao território onde antes habitavam. Além da população, o meio ambiente também foi tratado de forma cruel, já que para que a construção da hidrelétrica fosse possível o rio Xingu teve seu fluxo natural interrompido, o que vem a causar impactos ambientais. O documentário também retrata a luta dos índios e ribeirinhos para que a hidrelétrica de Belo Monte não caia no esquecimento e cobram por justiça pelos crimes socioambientais cometidos pela obra de Belo Monte.
Em contrapartida ao documentário Belo Monte: depois da inundação, o filme Jaci – Sete pecados de uma obra amazônica aborda um tema semelhante, nele é retratado a construção da usina de Jirau localizada no Rio Madeira em Rondônia. Assim como no documentário de Belo Monte, o filme Jaci retrata vida dos moradores da região logo depois da chegada dos trabalhadores para a construção da usina. Porém há um diferencial no filme, ele retrata não só a história da população, mas mostra a vida dos homens que trabalhavam na obra, além de ouvir também as autoridades.
Outro ponto a ser destacado no filme é que grande parte dele foi registrado e narrado pelos próprios moradores de Jaci e trabalhadores da usina, mostrando de fato e de perto a realidade da obra da hidrelétrica de Jirau.
O que pode-se relacionar entre as obras de Belo Monte de Jirau é que em ambas a população foi esquecida pelas autoridades e sofre com os impactos dessas construções, além da devastação ambiental que sofrem as cidades no qual as hidrelétricas foram construídas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO DE ARQUIVOLOGIA
JULIA GUIDONI
RESENHA DO DOCUMENTÁRIO BELO MONTE: DEPOIS DA INUNDAÇÃO E DO FILME JACI – SETE PECADOS DE UMA OBRA AMAZÔNICA
VITÓRIA
2017
...