A CONTABILIDADE: CONCEITOS, OBJETOS E OBJETIVOS
Por: klaytonbf • 4/4/2018 • Abstract • 512 Palavras (3 Páginas) • 410 Visualizações
Contabilidade Introdutória
1. CONTABILIDADE: CONCEITOS, OBJETOS E OBJETIVOS
1.1 Conceitos Iniciais
A Contabilidade é a ciência aplicada que possui metodologia especialmente concebida para registrar, mensurar, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer ente, seja pessoa física ou jurídica.
1.2 Objetivo
Controle do patrimônio e suas variações.
1.2.1 Objeto
O objeto da contabilidade é o patrimônio. O patrimônio é composto por bens, direitos e obrigações. Os bens são os elementos de que dispõe uma empresa ou entidade para obtenção de seus fins. Os bens tangíveis são os objetos que a empresa tem para uso ou consumo. Já os bens intangíveis são bens ou direitos sem uma existência física ligados a uma organização. Direitos são todos os valores que a empresa tem a receber de terceiros. Obrigações são os valores que a empresa tem para pagar a terceiros.
2. ESTUDOS DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO
2.2 Patrimônio Líquido
Ativo (Bens e Direitos) = Passivo (Obrigações) +/- Patrimônio Líquido
PL = A – P
2.2.4 Passivo = ZERO
Tal Situação se dá apenas na constituição de uma empresa.
2.2.5 Ativo = ZERO
Tal Situação se dá apenas no encerramento de uma empresa.
- AVALIAÇÃO PATRIMONIAL
Inventário periódico: é quando se faz uma contagem do estoque em períodos determinados a fim de saber a quantidade que foi vendida no período diminuindo o valor inicial do estoque mais as compras pelo valor final do estoque.
Inventário Permanente: é quando controlamos de forma contínua os estoques, registrando a baixa em cada venda pelo custo dessas mercadorias (CMV).
3.1 Método Primeiro a Entrar Primeiro a Sair (PEPS)
A maioria das empresas dispõe os produtos na ordem em que foram comprados. Isso se dá principalmente com bens perecíveis e produtos que variam de estilo ou de modelo constantemente.
3.2 Último que entra primeiro que sai (UEPS)
O custo das unidades vendidas é o custo das compras mais recentes nesse método. Não é aceito pela Receita Federal.
3.3 Custo médio ponderado
Nesse sistema, é calculado um custo unitário médio para cada tipo de item, sempre que se efetua uma nova aquisição.
3.4 Inventário Periódico
CMV = Total das Mercadorias Disponíveis para Venda – Estoque Final
Podemos depurar essa fórmula com algumas inclusões nesse conceito.
CMV = EI + C – EF
Onde: CMV = Custo da Mercadoria Vendida
EI = Estoque Inicial
C = Compras
EF = Estoque Final
Questão do fórum de conteúdo 1
o pronunciamento técnico CPC 00 – Estrutura Conceitual.
É um pronunciamento de um órgão que tem por objetivo, dentre outros, normatizar todas as demonstrações contábeis para uma fácil leitura e compreensão do maior número posivel de usuários, aplicando as regras de contabilidade internacional sempre que possível a nossa contabilidade, fazendo ajustes e correções quando necessário. É de extrema importância essa normatização, posso citar como exemplo um melhor entendimento entre o desempenho de uma empresa de um ano a outro, ou de empresas concorrentes no mesmo setor, pois com a normatização os parâmetros de elaboração da demonstração contabil serão os mesmos, salvo características peculiares de cada empresa. Dessa maneira fica evidente a utilização das demonstrações contábeis como ferramenta de tomada de decisões.
...