A CONTRIBUIÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA VIABILIZAÇÃO DE DIREITOS DAS PESSOA COM DEFICIENCIA FISICAS.
Dissertações: A CONTRIBUIÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA VIABILIZAÇÃO DE DIREITOS DAS PESSOA COM DEFICIENCIA FISICAS.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ritacortez • 14/9/2014 • 10.084 Palavras (41 Páginas) • 989 Visualizações
1.INDRODUÇÃO
O projeto aqui aqui apresentado vai tecer comentarios sobre o profissional de Assistente Social diante da viabilização de direito das pessoas com deficiencia fisicas. O tema surgiu, durante o período de estagio, em que pôde-se perceber, e avaliar a importância da presença do profissional de Serviço Social, nas instituições, de saúde, e o desempenho dos mesmos com os deficientes fisicos.
De acordo a revista de Saúde Publica (2000) conceitua deficiencia como:
Perda ou anormalidade de estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, temporária ou permanente. Incluem-se nessas a ocorrência de uma anomalia, defeito ou perda de um membro, órgão, tecido ou qualquer outra estrutura do corpo, inclusive das funções mentais. Representa a exteriorização de um estado patológico, refletindo um distúrbio orgânico, uma perturbação no órgão. (p.3).
A partir desse entendimento relacionado à deficiência percebe que há vários tipos de anomalias e que se apresentam no mesmo grupo desse tema, mas na construção da monografia será apresentados dos tipos de deficiência.
A partir desse momento, através dos métodos empíricos, criou-se o desejo de pesquisar o tema acima citado como forma de agregar conteúdos apreendidos, na vida acadêmica, diante dos teóricos metodológicos e como agir diante de todo esse contexto, a pesquisa vai ser executada.
A pesquisa aqui apresentada, terá considerações através do empirismo, durante o periodo de estagio pude conhecer algums procedimentos relevantes ao tema e será de suma importância para a pesquisa, descrever o conhecimento adquirido na graduação, e no estagio, com esses dois momentos a pesquisa será realizada.
Sabe-se que a competição começa ao ingressar nas universidades e faculdades, que conduz o docente a busca incessante do conhecimento, esse é o pré-requisito do bom profissional independente da graduação. Isso se torna ainda mais verdadeiro quando se considera que a modernidade trouxe também a noção de vulnerabilidade e insegurança, já que, se o profissional não estiver apto para ocupar determinado cargo dentro da organização, outro com melhor qualificação tomará o seu lugar, até que as necessidades do cargo sejam atendidas. Esse fator traz uma nova visão para muitos profissionais de que o compromisso maior é com a carreira e não com a organização.
O que se percebe é que os deficientes físicos, cada instante vivencia o preconceito e a falta de interesse pelos orgãos compentes, essa falta de um ator como forma de amenizar o seu
sofrimento e o que se vê é que os mesmos estão cada vez excluidos da sociedade.
Apesar da Constituição Federal de 1988, que garante o direito de ir e vim, está escrito mas não há cumprimento.Então diante desse e outros conhecimentos apreendidos será mostrado, na elaboração do trabalho de conclusão de curso.
Onde irá ser apresentado esse ser deficiente fisico, e conhecer como o profissional de Serviço Social atua na vibiliação dos direitos desses.
Identificação
1.Tema - A Contribuição do Assistente Social na Viabilização de Direito das Pessoas com Deficiencia Fisicas.
1.2 Problema- Qual a contribuição do Assistente Social diante da viabilização de direitos da pessoa com deficiência fisica?
1.3 Objetivo Geral: Identificar a contribuição do Assistente Social diante a viabilização dos direitos das pessoas com deficiencia fisica.
1.4 – Objetivos Específicos:
• Descrever como o Assistente Social desempenha o seu papel no intuito da viabilização dos direitos da pessoa com deficiencia fisica.
• Conhecer a práxis do Assistente Social diante da viabilização dos direitos aos poradores de deficiencia fisica.
• Elencar as ações desenvolvidas pela equipe de serviço social junto aos deficientes fisicos.
2. JUSTIFICATIVA
O interesse pelo tema surgui, durante o estagio do curso de Serviço Social realizado no _____________ situado na Avenida Antonio Carlos Magalhães s/n no Bairro do Iguatemi na cidade de Salvador do Estado da Bahia.
Ao perceber a dificuldade na viabilização desses direitos já constituidos na Constituição Federal (CF) de 1988, apartir então desse momento nasceu o desejo pela pesquisa ao portador de deficiencia.
O portador de deficiencia física é um ser que tem direitos como qualquer cidadão, para a execução desse estudo, pretende demonstar que o deficiente é um ser como qualquer outro e que tem sentimentos e que necessita de atenção e que tem os seus direitos já garantidos na Constiuição. Para dá continuidade ao tema desse estudo apresentado, buscou-se a Organização Mundial de Saúde (OMS) 2011, que define deficiência: como pessoas que tem algum tipo de alteração nos segmentos motor, mental, sensorial e múltiplo, a deficiência é uma perda ou anormalidade de estrutura do corpo ou função corporal fisiológica, incluindo as mentais. (p.23).
Sabe-se que atualmente a pratica da inclusão social é presente e discutida em vários segmentos da sociedade, onde parte do principio que todo deve ser tratados igualmente e para que aconteça é preciso que as instituições de saúde, seja capaz de atender as todas as demandas, e garantir o seu direito de ser cidadão e poder exercer a sua cidadania.
Considerando o art. 196 da Constituição Federal, que garante o acesso universal e igualitário e equidade, Considerando a Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde. (p.4).
Claro que vai aparecer no plagio é uma informação única, vc precisa saber diferenciar, se vc colocar amor perfeito eu sou bela, vc vai encontrar essa frase.
Além da
...