A Concepção humana o homem se desenvolve consumindo e transformando os recursos naturais
Por: Andressa Xavier • 27/4/2015 • Trabalho acadêmico • 717 Palavras (3 Páginas) • 304 Visualizações
1. Introdução:
Desde a concepção humana o homem se desenvolve consumindo e transformando os recursos naturais, porém, nos dias atuais, já se pode ver que tais recursos são finitos e indispensáveis à vida na Terra, sendo assim começam a serem discutidos instrumentos de planejamento que consigam frear o consumo impulsivo dos recursos ambientais, associando o desenvolvimento econômico e social às questões ambientais, o tão dito “desenvolvimento sustentável”.
A Agenda 21 pode então ser definida como um instrumento de planejamento para a construção da sociedade sustentável, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Foi um plano de ação e planejamento a nível global, criada durante a ECO92, porém o plano de ação é definido localmente, ou seja, ela se adapta as necessidades de cada região.
2. Desenvolvimento:
Tudo o que temos hoje é obtido da natureza, seja a alimentação, as moradias, a energia, e todos os produtos que utilizamos no nosso dia-a-dia. Com uma sociedade crescente e cada vez mais consumista o ambiente tem se degradado de forma impressionantemente rápida, a falta de água potável, já é uma realidade muito próxima e, contudo muitas pessoas ainda não se conscientizaram de tal problema, ou até mesmo têm ciência da situação, porém não modificam seu modo de pensar e agir a respeito, mantendo-se alheio.
É, de fato, impossível reverter alguns aspectos dessa constante deterioração do ambiente, como as milhares de espécies de fauna e flora que já foram extintos, ou os milhões de litros de litros de água que foram usados impensadamente há anos atrás, mas podemos – e devemos – fazer o máximo para desacelerar este processo, até que encontremos uma solução eficaz que mantenha o homem e o ambiente em equilíbrio.
Para por em prática esta desaceleração é necessário ações conjuntas, uma mobilidade em massa com um mesmo ideal, o de desenvolver sustentavelmente. Mas não se pode apenas cobrar do outro uma postura de mudança, existem também as ações que podem ser tomadas individualmente, cada um elaborando e colocando em prática sua própria “Agenda 21”.
A Agenda 21 propõe como alicerce da sustentabilidade o fortalecimento da soberania popular e da cidadania e que as pessoas participem do processo de desenvolvimento, combinando os ideais de moral, integridade, conhecimento, democracia e satisfação de necessidades pessoais.
2.1. Minha Agenda 21:
1) Coleta seletiva - separar o lixo adequadamente em casa e nos ambientes em que convivo (trabalho, escola, etc.), me informar sobre como é realizada a coleta na minha cidade e divulgar;
2) Resíduos sólidos - me informar sobre descarte de pilhas, baterias e afins na minha cidade;
3) Educação Ambiental - agir localmente não significa apenas praticar ações sustentáveis individuais, mas sim espalhar a ideia e conscientizar as pessoas de meu convívio;
4) Diminuir o tempo no banho, verificar vazamentos em torneiras e reutilizar, por exemplo, a água do enxague da roupa para a limpeza do quintal e calçadas;
5) Encontrar na internet projetos e pessoas com o mesmo objetivo e divulgar suas
...