A DESIGUALDADE SOCIAL
Por: Thais Sousa • 15/6/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 376 Palavras (2 Páginas) • 138 Visualizações
UNIVERSIDADE CEUMA
SAMUEL DUART KZAM
ADMINISTRAÇÃO
THAIS VALDIVINO DE SOUSA
DESIGUALDADE SOCIAL
IMPERATRIZ
2018
Infelizmente é uma realidade vivida em quase todos os países do mundo, a desigualdade social acontece quando a distribuição de renda é feita de forma diferente sendo que a maior parte fica nas mãos de poucos. Os países onde a desigualdade social é elevada, também registram índices igualmente elevados de outros fatores negativos, tais como: violência e criminalidade, desemprego, desigualdade racial, guerras, educação precária, falta de acesso a serviços públicos de qualidade, diferenciação de tratamento entre ricos e pobres, entre outros. Violência e criminalidade são fenômenos que costumam precederem entre si e que, na maioria dos casos, pode ser explicado como consequência da desigualdade social. Sem condições básicas de subsistência, acabam se influenciando a praticar atos delituosos e violentos, como forma, em suas próprias concepções de adquirir meios financeiros, ou mesmo de luta contra a desigualdade imposta.
Quando a educação é afetada pela desigualdade social, reflete na qualidade com que se é aplicada a metodologia e as condições de espaço e estrutura física a determinadas camadas da população, gerando um déficit no aprendizado e na qualidade em que se é transmitido o conhecimento a quem aprende. E observa-se o desemprego como outra consequência da desigualdade social, uma vez que quem detém a renda numa sociedade, tem acesso a uma melhor capacitação profissional e educacional, que subsidia a empregabilidade de um cidadão.
Numa sociedade com desigualdade social latente, a fome é um problema que atinge a população de forma drástica. Como causas sociais da fome, temos, entre outras: a guerra, conflitos civis, falta de acesso aos meios de produção e terras para cultivo de alimentos, invasões, má concentração de renda, dívida externa dos países que impedem o crescimento econômico, refletindo em falta de alimento para a população. O fenômeno da pobreza talvez seja o que mais traduza a desigualdade social como um todo, é a primeira consequência observada e identificada como divergência entre quem detém a maior parte da renda e quem não tem ou quase não possui renda. A desigualdade social junto às suas consequências funciona como um tipo de ciclo onde um fenômeno gera ou agrava o outro, fazendo assim com que sociedades sofram por omissão do Estado ou de quem detém a maior parte dos recursos.
...