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A Dialética do Esclarecimento

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  214 Visualizações

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Dialética do Esclarecimento

(HAGATA) Bom, iremos falar sobre a Dialética do Esclarecimento.

A Dialética pode ser considerada um poderoso instrumento para a compreensão de importantes fenômenos da atualidade.  Como por exemplo, (citar um exemplo desses fenômenos)

E não há nenhum episódio marcante da vida moderna que não seja uma exemplificação das teses principais da Dialética do Esclarecimento.

(BIA) A dialética surgiu com o intuito de buscar uma investigação mais teórica com o objetivo de ampliar os horizontes do marxismo e assim abrir novas perspectivas para o futuro.

Deu início quando Felix Weil organizou a Primeira Semana Marxista de Trabalho, com a participação de intelectuais que se tornaram conhecidos como fundadores do marxismo ocidental. O encontro teve tanto sucesso que começou a se pensar na possibilidade de tornar constantes as discussões teóricas do pensamento de esquerda através da criação de um instituto de pesquisa.

Com a ajuda financeira do pai, que ofereceu recursos materiais para isso, Felix Weil elaborou um projeto de um instituto que seria localizado junto a Universidade de Frankfurt, mas o instituto teria a sua independência com relação a administração da universidade.

O instituto, cujo o primeiro nome era Instituto para o Marxismo e logo após teve o nome definitivo de Instituto para a Pesquisa Social foi criado na intenção de defender a liberdade de abordar temas ainda considerados rejeitados na época.

Marxismo é um sistema ideológico que critica radicalmente o capitalismo e proclama sociedade sem classes e igualitária.

O instituto deu início com Max Horkheimer na diretoria, que propôs uma composição entre a filosofia clássica e as ciências humanas e também entre o marxismo e o pensamento burguês.

No governo de Adolf Hitler o Instituto foi invadido e fechado pela polícia. Logo, Horkheimer providenciou um escritório do instituto que poderia servir como sede alternativa. Não durando muito tempo emigrou para NY com o apoio de judeus e marxistas, mas mesmo assim sabendo do perigo de perseguição pelos narzistas na alemanhã.

Theodor Adorno após sua chegada em NY se aprofundou no conhecimento dos principais mecanismos de funcionamento da indústria radiofônica, tornando para ele cada vez mais evidente a manipulação.

A partir disso, nesse período, é fundamental para o surgimento da Dialética do Esclarecimento. Pois Adorno se junta com Horkheimer e escrevem um livro sobre a dialética que fala sobre as mudanças e possibilidades. Com a influência de filósofos para a formação do pensamento.  

Mas a influência mais decisiva para o surgimento da Dialética do Esclarecimento foi a citação de Karl Marx: "Teoria crítica da sociedade". Como já falamos, o Instituto de Pesquisa Social foi criado com o objetivo de abrir espaço para uma reflexão marxista, a qual não seria acolhida em nenhuma outra instituição acadêmica. Então Horkheimer se interessou cada vez mais pela obra de marx e o pensamento marxista o que fez com que sua ideia sobre a Dialética do Esclarecimento se afirmasse.

(JULIA) É importante ressaltar que Nietzscher influenciou o período de formação e a produção anterior á Dialética do Esclarecimento, pois a sua filosofia era ligado ao pensamento oficial da direita alemã. Portanto não parecia justificável a filósofos que estavam exatamente contra as forças ajudando a consolidar um pensamento de esquerda mais sintonizado com as questões que a sociedade de massa que se formava na época.

O último autor que pode ser considerado como uma influência para Horkheimer e Adorno é Freud. Em uma época que a psicanálise era ainda bastante marcada, Horkheimer foi um dos primeiros a reconhecer sua importância, incentivando também a criação de um Instituto de Psicanálise em Frankfurt. Sendo o primeiro do gênero a funcionar na universidade.

As discussões teóricas no Instituto para a Pesquisa Social

É importante assinalar que, além das influências filosóficas mencionadas, a discussão de temas relativos ás condições de produção e recepção dos bens culturais sob a regência do capitalismo tardio não era novidade no Instituto de Pesquisa Social.

Dois são importantes para a discussão que levou a formulação da Dialética do Esclarecimento: De Walter Benjamin "A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica" e Herbert Marcuse "O caráter afirmativo da cultura". Ambos os textos constituem uma denúncia da dimensão ideológica da arte entendida num sentido convencional. Ou seja, dos novos métodos de reprodução técnica da obra de arte. Mas Benjamin achava, de qualquer modo, que o meio tecnológico tinha um impacto sobre a produção quanto sobre a recepção dos objetos estéticos, o que tornava essencialmente crítico. Sendo assim, deu início ao capítulo sobre a Indústria Cultural.

(HAGATA) Ideias principais da obra:

A primeira parte da Dialética do Esclarecimento é denominada "Conceito de Esclarecimento". Ele (o esclarecimento) queria dissolver os mitos e as crenças através do conhecimento. O mundo se torna um campo de exploração sistemática a partir de um entendimento que se restringe cada vez mais, buscando sempre a redução da multiplicidade das coisas á unidade do pensamento.

Outra citação é a alienação que Adorno e Horkheimer detectam no Esclarecimento. Que não atinge apenas o relacionamento do homem com as coisas, mas ataca também as relações humanas que passam a sofrer as consequências de um processo teórico e prático.  Mas também a relação de cada indivíduo para consigo mesmo fica prejudicada, o que é outro modo de mencionar os prejuízos aos quais estão submetidas as pessoas que vivem sob a defesa do Esclarecimento.

Com a Revolução Industrial, o conhecimento finalmente se traduziu em tecnologia: em transformação do ambiente natural, midiatizada por teorias, com objetivos econômicos para alcançar.

Outro tópico importante da Dialética do Esclarecimento é o que os autores caracterizam como uma espécie de "divisão do trabalho espiritual".

Influenciados novamente por Benjamin com sua citação "Sobre a linguagem em geral e a linguagem dos homens". Adorno e Horkheimer adotam a hipótese de que a linguagem em tempos atrás não era tão especializada quanto agora e que a palavra preservava dimensões que iam muito além de sua significação textual.

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