A Diversidade é O Que Nos Faz Brasileiros.
Ensaios: A Diversidade é O Que Nos Faz Brasileiros.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rubya • 5/10/2013 • 692 Palavras (3 Páginas) • 461 Visualizações
“A diversidade é o que nos faz brasileiros.”
Sem música não há dança. Sem movimento corporal também não. A dança, portanto, apenas ocorre quando o corpo executa movimentos a partir de um determinado ritmo.
Considerando a importância dos ritmos de dança para a formação da cultura do Brasil, foi decido realizar um trabalho que pudesse retratar essa diversidade, primeiro por sermos brasileiros e apesar de todos os problemas do Brasil temos que valoriza-lo, pois ele merece, e segundo porque os ritmos de danças brasileiros são uma representação da cultura brasileira, e dessa forma, uma representação de como é o povo brasileiro.
As danças brasileiras são resultado do encontro de tradições culturais diversas, principalmente as de influência europeia, africana e indígena, sendo que pode haver um aumento ou uma diminuição da influencia indígena e africana em algumas regiões brasileiras e, por isso, o Brasil apresenta uma grande diversificação regional, sendo que a dança brasileira mais conhecida internacionalmente, é o samba, que chegou ao Brasil através dos escravos africanos e se difundiu pelo país.
Entretanto, além das danças regionais, o Brasil é composto pelas danças tradicionais e folclóricas que são executadas conforme a cultura e as tradições de um povo, muitas dessas danças estão ligadas aos aspectos religiosos, as festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos cotidianos e até mesmo brincadeiras da região, a catira em São Paulo e parte do Sudeste, a dança do pau de fitas em Santa Catarina e o Cacuriá no Maranhão são exemplos de danças folclóricas.
Contudo, o Brasil não possui apenas os ritmos que se originaram no período de colonização e os folclóricos, ele também é palco de danças mais modernas e atuais como é o caso do Funk, das estrangeiras como o strip-tease e o pole dance, e até mesmo das clássicas, como a valsa, tango, salsa, apesar de não haver muita repercussão delas pelas regiões brasileiras.
Fatos interessantes para ser citados sobre a produção do trabalho
O roteiro da apresentação foi criado por Rubianne do Carmo, com base nas ideias de Iracy Albuquerque.
O folder foi desenvolvido por Rubianne do Carmo, e adaptado por Aleff Santos.
O vídeo foi feito pelo Aleff Santos, com base nas danças escolhidas na apresentação e pelos componentes do grupo.
Houve pouquíssimos ensaios, ocasionados pela falta de comprometimento do grupo do que por falta de tempo, e não houve nenhum ensaio com a presença de todos os componentes do grupo, nos ensaios que teve, estavam presente apenas: Alana, Aleff, Ayrton, Camila, Catiana, Iracy, Isabel, Joselice, Mariele, Rubianne do Carmo e Salomão, apesar de que o Gean esteve presente em alguns.
A cooperação do grupo na produção e execução do trabalho é algo para ser estudado, pois, nunca pensei que um grupo poderia ser tão desunido.
Divergências nas ordens e decisões sobre o que fazer no trabalho – Em alguns dias, a quais eram pra ter tido ensaio, simplesmente mandaram os integrantes do grupo irem embora, e simplesmente não houve ensaio algum.
Falta de interesse por parte de alguns membros da equipe –
...