A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE
Casos: A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eduardoalvarenga • 8/11/2013 • 392 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
I – A origem da Contabilidade
Pré-história: Neolítico (8000 a.c)
Nômade > Sedentária > Vila > Cidades;
Acumulação de riqueza;
Controle da riqueza (Patrimônio).
PERÍODO ANTIGO – DO INÍCIO DA CIVILIZAÇÃO A 1202
Longo período da história da Antiguidade e parte da Idade Média que vai até o surgimento da obra Liber Abaci (Livro do Ábaco ou do Cálculo), de Leonardo Fibonacci, em 1202.
PERÍODO MEDIEVAL – DE 1202 A 1494:
O pensamento contábil se desenvolveu durante a Idade Média até o surgimento, em 1494, do Tractatus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas), de Frei Luca Pacioli.
PERÍODO MODERNO – DE 1494 A 1840
Fase em que compreende o Renascimento europeu e a Revolução Industrial. A Contabilidade ajudou a estabelecer o controle das inúmeras riquezas que o Novo Mundo apresentava.
PERÍODO CIENTÍFICO – DE 1840 AOS DIAS DE HOJE
Surgem várias escolas de pensamento contábil e diversos livros que inserem a Contabilidade no período científico.
ASCENSÃO DA ESCOLA EUROPEIA
ESCOLA PATRIMONIALISTA
Proclamou a autonomia científica da contabilidade, comprovando que ela se ligava a muitas ciências, mas possuía objeto, finalidade e métodos próprios.
Vicenzo Mazi – 1923 – definiu Patrimônio como objeto da Contabilidade;
Contabilidade é enquadrada como elemento fundamental na equação aziendalista;
Contabilidade é muito mais que mero registro; é instrumento de gestão.
A CONTABILIDADE COMO CIÊNCIA SOCIAL
RESOLUÇÃO CFC N° 774/94
“A Contabilidade possui objeto próprio – o Patrimônio das Entidades – e consiste em conhecimentos obtidos por metodologia racional, com as condições de generalidade, certeza e busca das causas, em nível qualitativo semelhante às demais ciências sociais. A resolução alicerça-se na premissa de que a Contabilidade é uma Ciência Social com plena fundamentação epistemológica. Por consequência, todas as demais classificações – método, conjunto de procedimentos, técnica, sistema, arte, para citarmos as mais correntes – referem-se a simples facetas ou aspectos da Contabilidade, usualmente concernentes à sua aplicação prática, na solução de questões concretas.”
A Contabilidade, como Ciência Social Aplicada, tem uma vastíssima função a cumprir, não somente junto ao Fisco, mas, principalmente, como fator de orientação gerencial, com vistas à criação, multiplicação e controle da própria riqueza, sem a qual não haveria o que tributar.
A “INVASÃO” NORTE-AMERICANA
A escola americana experimenta grande expansão a partir do final do séc. XIX:
Declínio
...