A EXCLUSÃO SOCIAL
Monografias: A EXCLUSÃO SOCIAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Verinha2014 • 9/6/2014 • 272 Palavras (2 Páginas) • 343 Visualizações
A EXCLUSÃO SOCIAL
A exclusão social pode ser definida como uma combinação de meios econômicos, de isolamento social e de acesso limitado aos direitos sociais e civis. Trata-se de um conceito relativo dentro de qualquer sociedade particular e representa uma acumulação progressiva de fatores sociais e econômicos ao longo do tempo. Os principais fatores que podem contribuir para a exclusão social são os problemas laborais, os padrões de educação e de vida, a saúde, a nacionalidade a desigualdade sexual e a violência.
Uma pessoa é considerada socialmente excluída quando está impedida de participar plenamente na vida econômica, social e civil de seu país ou quando o seu acesso ao rendimento e a outros recursos pessoais, familiares e culturais é de tal modo insuficiente que não lhe permite usufruir de um nível de vida considerado aceitável na sociedade em que vive.
A ação contra a pobreza e contra a exclusão social só pode ser combatida através de ações preventivas e com uma mobilização de políticas públicas em prol da qualificação profissional diminuindo assim o índice de desemprego, a ação contra baixos salários, o direito a saúde, educação e tudo quanto um ser humano necessita para viver com dignidade.
A solução vem em longo prazo, começando por uma conscientização mais aguda do povo ao eleger seus representantes, que irão direcionar os investimentos na melhoria da qualidade de vida das pessoas, ou seja, mais saúde, educação, habitação, saneamento básico, emprego, reforma agrária e etc.
...