A Educação Homérica
Por: maestrorodrigo • 6/3/2019 • Trabalho acadêmico • 406 Palavras (2 Páginas) • 562 Visualizações
[pic 1][pic 2]
RODRIGO CORREA DOS SANTOS
8033427
EDUCAÇÃO HOMÉRICA
Trabalho apresentado ao Claretiano Centro Universitário para a disciplina de FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, como requisito parcial para aprovação na disciplina.
GUARAPUAVA
2017
1)Mito :
O calcanhar de Aquiles
2) Resumo:
Aquiles filho de Peleu e Tétis é um herói e semideus da mitologia grega. Ele era muito belo, forte, bravo, corajoso, considerado um dos maiores guerreiros mitológicos da Grécia, Antiga, Aquiles participou de várias batalhas, entretanto a mais importante foi a Guerra de Tróia.
Reza a lenda que a mãe de Aquiles o mergulhou no rio Estige, um dos rios q banham o inferno, para q ele fosse imortal. No momento da imersão ela segurava seu calcanhar e por esse motivo, ele ficou vulnerável nesse local.
Aquiles tornou-se um guerreiro valente e destemido, porém na guerra de Tróia o seu grande amigo Pátroclo lutou em seu lugar e foi morto pelo rei Heitor, Aquiles ficou transtornado e deu um grito de dor tão forte que os troianos aterrorizados correm refugiar-se na cidade.
Aquiles passa a ter um único objetivo que é vingar Pátroclo matando Heitor. Então Aquiles pega suas armas e vai a disparada contra o exercito troiano, ferindo de morto a todos que encontra em seu caminho, e consegue matar Heitor, vingando assim a morte do seu grande amigo.
Porém Apolo revela seu segredo a Páris, e sabendo desse segredo, estica o arco com um fecha envenenada e com a mão guiada por Apolo, faz pontaria exatamente no calcanhar de Aquiles e acerta, neste momento Aquiles cai e morre. Desse modo os gregos perderam a melhor oportunidade de tomar Tróia.
3) Explicação sobre a relação existente sobre o mito escolhido e o processo de formação proposto pela educação homérica:
Sendo o processo de formação da educação Homérica embasado na bravura, coragem, determinação, sabedoria, vitória, em mitos contados por Homero quais visavam a formação ampla do indivíduo.
Visto que no período Homérico a educação não se preocupava com métodos de aprendizagem, mas sim com finalidade e meios de concretizá-la, e originariamente privilégio de uma aristocracia de guerreiros. Com isso percebe-se que está interligado com o mito do Calcanhar de Aquiles, onde ele bravamente enfrentou e lutou contra Tróia e venceu o rei Heitor, vingando a morte de seu amigo Pátroclo.
Aquiles escolheu ter uma vida curta com glória, tornando-se um herói, do que ter uma vida longa e sem ser lembrado, sendo caído no esquecimento. Assim Aquiles será sempre lembrado como o herói guerreiro que lutou em diversas batalhas, sendo sempre corajoso, forte, destemido.
...