A Etnografia Templo Hare Krishna Curitiba
Por: Maurício Gabriel Padilha • 4/9/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.939 Palavras (8 Páginas) • 310 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ[pic 1]
ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
CURSO: Ciências Sociais - Fundamentos de Antropologia
PROFESSOR: Cauê Krüger
NOMES: Maurício Gabriel e Patrick Correa
Pesquisa etnográfica do Templo Hare Krishna Curitiba Mandir
O Movimento para Consciência de Krishna foi criado por Srila Prabhupada que trouxe da índia para o Ocidente o culto da bhaki-ti yoga, que é também praticado pelo gaudiya-vaishnavismo. Ele traduziu e comentou no intuito de deixar claro para o povo ocidental diversas obras que são sagradas e que estão presentes nas escrituras gaudiya-vaishnavas, dentre estas estão as duas principais obras para o Movimento Hare Krishna, o Bhagavad-gita que é parte de um poema épico que conta histórias da região do atual continente indiano e o Srimad- Bhagavatam, no qual os devotos de Krishna falam sobre ele, suas diferentes encarnações e suas atividades. Os devotos de Krishna aceitam que as escrituras gaudiya-vaishnavas são eternas e vindas diretamente do mundo espiritual, diretamente de Krishna, o conhecimento que nelas é contido foi primeiramente transmitido por Krishna ao seu primeiro discípulo chamado Vivasvan, o Deus Sol, há cerca de 120 milhões e 400 mil anos. Vivasvan então ensinou seu filho Manu que por sua vez ensinou seu filho Isvaku, dando continuidade à sucessão. Porém, com o passar dos milênios este conhecimento se perdeu e os princípios religiosos entraram em declínio, assim foi necessário que Krishna viesse pessoalmente à Terra para iniciar uma nova linha de sucessão que transmita os ensinamentos assim como ditos por ele mesmo.
O templo Hare Krishna está localizado na Rua Duque de Caxias, 76, no centro de Curitiba, próximo ao Largo da Ordem que é um dos pontos turísticos e históricos da cidade. Nas redondezas do templo existem muitos teatros, bares, restaurantes, pequenas lojas de artesanato, uma igreja católica, uma luterana, e a mesquita de Curitiba. Todos os domingos no calçadão do Largo da Ordem funciona uma feira, visitada tanto por moradores da cidade como por turistas, que conta com centenas de barracas que comercializam produtos em geral e de grande maioria artesanal. O templo propriamente dito tem uma construção antiga de dois andares, contando também com outra construção onde ficam a cozinha e no andar superior o ashram dos devotos, local onde vivem as pessoas destinadas a praticar a vida espiritual. A cor predominante na parte externa é o salmão tendo também detalhes em branco e um grande portão de cor cinza, na parte externa tem uma placa com os dizeres “Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna”.
A entrada de visitantes se dá por uma ampla sala com vários quadros de Krishna e de Srila Prabhupada, há também algumas mesas e cadeiras de madeira e de plástico e um buffet utilizado aos domingos para o almoço beneficente que oferecem a quem desejar de forma gratuita. Desta sala é possível ter acesso à cozinha que fica na construção ao lado, à lavanderia que fica entre as duas construções, ao ashram das devotas e a uma pequena sala com banheiro onde são deixados os calçados para subir à sala do templo que fica no andar superior. Subindo as escadas, no momento em que se chega na sala, encontra-se um sino há cerca de 2 metros de altura que monges e visitantes tocam antes de entrarem na sala do templo, esta sala é grande e bem decorada, conta com as paredes de cor laranja e muitos quadros com diferentes imagens de Krishna, de Srila Prabhupada e de mantras cultuando Hare Krishna. Logo após a escada encontra-se o altar coberto por cortinas vermelhas que vão do teto até o chão, sendo este o principal lugar do templo, onde ficam as estatuas das deidades que são as formas através das quais Krishna está apresentado para o relacionamento de adoração e serviço a ele prestados juntamente com flores de cores muito vivas e incensos e instrumentos acústicos que são utilizados no momento da veneração à Krishna.
O altar é o principal espaço do templo e está situado no segundo andar ficando atrás de cortinas vermelhas, estas sendo abertas para os rituais de adoração. O altar em si é uma plataforma de madeira que fica a aproximadamente 30 centímetros do chão rodeado por uma pequena cerca também de madeira com 80 centímetros de altura. Sobre esta plataforma existem duas bancadas de mármore, uma delas sendo levemente mais alta do que a outra onde se encontram as esculturas das deidades. As deidades presentes no altar são ao todo 6 exemplares, sendo que duas destas são as principais chamadas Sri Caitanya Mahaprabhu e Sri Nityananda, conhecidas como Goura e Nitai, as deidades de tamanho grande que ficam no centro do altar, tem aproximadamente 1 metro de altura. Estão presentes no altar também deidades pequenas de Goura e Nitai, que são as deidades chamadas “funcionais”, com cerca de 20 centímetros. As outras quatro esculturas das deidades Mukunda, Laksmi, Nrsimhadeva e Pralahda Maharaj, todas de tamanho pequeno, com no máximo 10 centímetros. Laksmi é muito pequena, tem menos de 5 centímetros, só chegando bem perto do altar se pode notá-la. Estas personalidades descritas, as deidades, são consideradas as “donas da casa” e é em função delas que se realizam uma série de atividades o dia todo, que se chama nityaseva, o programa de serviço diário.
Hare krishna não é considerada uma religião e sim uma filosofia de vida, pois uma religião é necessário se ter fé exterior, já para o Hare krishna acredita-se na existência da alma interior. A filosofia é baseada na alma, pois, acreditam que o ser humano não precisa necessariamente de bens materiais para viver em paz e harmonia, podemos utilizá-los em nossa vida livremente mas não devemos ficar dependentes, pois, tudo o que é material quando morrermos ficará aqui nesta terra e a alma é permanente e eterna. Sua filosofia é baseada na pureza da alma, uma alma que procura fazer boas ações, uma alma nada egoísta. A pureza da alma tem seus níveis, desta forma, ela pode evoluir somente até 99% antes de alcançar a reencarnação, como por exemplo, o ser humano pode morrer com 20% de sua alma pura, quando ele reencarna, já nasce com 20% de pureza e assim pode elevar seu nível ou manter ele. A filosofia acredita firmemente em reencarnações, não só com humanos mas também em animais, pois todo ser dotado de vida possui uma alma. Em relação a reencarnação na forma animal, ela funciona da seguinte forma, quando o indivíduo morre, Hare Krishna define sua reencarnação na forma humana ou animal, mas não é uma escolha aleatória, porém não é a alma do indivíduo que escolhe. O ser humano quando está vivo se comporta muitas vezes com excessos em alguns aspectos, assim Hare Krishna sabe qual animal o indivíduo irá reencarnar com relação ao seu comportamento na encarnação atual. Mas não é necessariamente uma reencarnação direta, com a morte do ser humano Hare Krishna irá decidir sua próxima reencarnação, podendo ser novamente na forma humana ou desta vez na forma animal.
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