A Função Social Da Escola
Dissertações: A Função Social Da Escola. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sonia18 • 1/11/2013 • 743 Palavras (3 Páginas) • 619 Visualizações
A Função Social das Instituições de Ensino Superior:
Missão ou Utopia?
Pensar a função social das Instituições de Ensino Superior, em pleno século XXI, implica estabelecer uma relação orgânica com a sociedade, através da consciência crítica e reflexiva, capaz de transformar a Instituição de Ensino em local responsável pela produção do conhecimento e engajada com uma visão de mundo politicamente comprometida com a condução de suas atividades de forma democrática, produtiva e de eficiência social.
Esta postura reflete a contemporaneidade da IES, na medida em que, enquanto uma instituição da sociedade, possui efetivamente função e responsabilidade social, o que a obriga a repensar, permanentemente, sua missão, seus objetivos, estruturas, linhas de ação e práticas pedagógicas.
No mundo globalizado em que vivemos, a Instituição de Ensino assume uma postura na qual não mais existe lugar para viver apartada de sua realidade social, a ponto de desconhecê-la e, por isso mesmo, torna-se incapaz de exercer sua função social de produtora de conhecimentos que são levados à comunidade, através de programas extensionistas, recebendo desta própria comunidade uma resposta sobre estes conhecimentos, para aprimorá-los e repassá-los de volta, assim como, expandir sua articulação com esta sociedade, dela participando e aprendendo seus saberes. Só então, a via de mão única, se torna dupla.
Neste contexto, tanto o Plano de Desenvolvimento Institucional, como o Projeto Pedagógico, devem proporcionar a adequação às realidades e demandas também da comunidade externa, mediante estudos sobre problemas políticos, sociais, econômicos e culturais que refletem a prática do cotidiano.
Outrossim, é função social da Instituição de Ensino, através de Programas de Extensão e de Pesquisa, conhecer e apresentar soluções para os problemas locais e regionais, cujas ações implementadas para enfrentá-los devem estar articuladas com a Missão Institucional, além de dar condições aos seus discentes para desenvolverem posturas éticas desde o ingresso na Instituição.
Compreender a função social da IES permite elaborar a Missão Institucional de forma realista, fundamentada em critérios que valorizem o desempenho pessoal-profissional de seus egressos, mediante a formação continuada.
Neste sentido, a Missão Institucional é um pacto que a Unidade de Ensino faz com a sociedade, com objetivos e compromissos bem definidos, que servirão de finalidades a serem perseguidas em sua trajetória.
Apesar da igualdade de fato e de direito não ser compatível com o desenvolvimento e o respeito às diversidades, estas, em seus mais variados aspectos, sempre existiram e existirão no seio das Instituições de Ensino. A Lei 9396 de 20/12/96, ao ampliar os direitos à Educação Superior a membros de segmentos antes marginalizados da vida acadêmica, exacerbou as diversidades no espaço escolar a Nível Superior.
A inclusão destes segmentos díspares traz para as Unidades de Ensino experiências e vivências altamente positivas, capazes de contribuir para seu enriquecimento, como a interculturalidade, na medida em que seus saberes propiciam não só o comprometimento com a educação integral e com as inteligências múltiplas, no sentido de superar as cisões culturais,
...