A Homofobia
Artigo: A Homofobia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fran- • 24/10/2014 • Artigo • 986 Palavras (4 Páginas) • 223 Visualizações
A Homofobia é um termo utilizado para identificar o ódio aversão ou discriminação contra os/as homossexuais, esse tipo de preconceito esta em todos os lugares e atinge todas as faixas etárias, vindo estar presente dentro das escolas onde muitos alunos sofrem com essa discriminação.
Sabemos que a escola tem o potencial de ser um grande aliado contra o preconceito homofóbico, pois na escola se concentra um grande número de crianças e adolescentes em fase de desenvolvimento, fase essa que se faz necessário trabalhar todo o contexto de discriminação, inclusive a homofobia. Possibilitando trabalhar esse tema de forma com que esses alunos venham ter consciência das diferenças existentes no ambiente escolar e em toda a sociedade.
De acordo com pesquisas da Fundação Perseu Abramo, metade dos brasileiros que nunca freqüentou a escola, assume comportamentos homofóbicos. Isso mostra a importância do papel da escola diante desse problema social. Tendo em vista também que quanto maior o preconceito dentro da escola, menor o aprendizado desses alunos.
Reside aí a importância de que se promovam ações que forneçam orientações pedagógicas, como instrumento ao combate a homofobia.
No livro “A ação docente e a diversidade humana” de Silva; Rampazzo; Piassa, (2010. P.14) ressalta o seguinte:
O programa Brasil sem homofobia envolve diversas entidades do governo na promoção do respeito à diversidade sexual e do combate às varias formas de violação dos direitos humanos de gays, lésbicas, transgêneros e bissexuais. O Ministério da Educação tem como responsabilidade, entre outras, a promoção de campanhas de combate à violência homofóbica nas escolas.
Com isso nós pedagogos juntamente com todo corpo docente da escola Estadual Cora Coralina de Ariquemes desenvolvemos um plano de ação para combate a homofobia. Lembrando que a família tem o papel fundamental na luta contra o preconceito, pois para se ter uma educação de qualidade é preciso que haja uma relação de Família e Escola.
Com base na realidade que vivemos no cotidiano da escola, observando o relacionamento dos alunos, a forma com que eles lidam com as diferenças especificamente com a homossexualidade, decidimos realizar na escola uma campanha contra o preconceito homofóbico. Realizamos a primeira reunião para discutir como seria abordado nosso plano de ação, depois de muitas idéias apresentadas, chegamos à conclusão de que nosso projeto será executado através de palestras de conscientização, usaremos cartazes com imagens de discriminação onde mostrará o sofrimento e o medo daqueles que são atingidos, também apresentaremos filmes e vídeos que abordem o tema proposto. Nas palestras vamos aprofundar esse tema discutindo sexualidade incluindo as doenças sexualmente transmissíveis. Com o auxílio da Psicóloga Dr. Deise Albuquerque, que irá abordar o tema com base nos problemas que a escola vem enfrentando no que diz respeito à homofobia.
O plano de ação envolverá alunos do quinto ao nono ano que serão divididos por turmas e esse trabalho será realizado nas aulas de biologia com o apoio do professor para discutir
...