A ILUSTRAÇÃO E A SOCIEDADE CONTRATUAL
Seminário: A ILUSTRAÇÃO E A SOCIEDADE CONTRATUAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maravilha25 • 8/10/2013 • Seminário • 378 Palavras (2 Páginas) • 349 Visualizações
CAP.2 – A ILUSTRAÇÃO E A SOCIEDADE CONTRATUAL
1- A economia passou a ser capitalista pensando no lucro acima de tudo e as pessoas começaram a expandir seus negócios através de viagens intercontinentais e guerras para disputa de rotas comercias, matéria-prima e clientela, com isso houve uma necessidade de se produzir mais em menos tempo e a custo baixo foi então que os produtores resolveram investir em engenhos tecnológicos e incentivar a pesquisa científica oferecendo prêmios a quem o fizessem.
2- A população estava vivendo uma era de avanços tecnológicos e cultural, e para que isso desse certo eles precisavam de planejamento para projetar o futuro, através disso surgiu o estado (controlando o poder e a política) e novos valores foram implementados na sociedade como a exploração de novos campos do saber, avanços técnicos, melhoria nas condições de vida, etc.
3- Influenciou no contexto geral, onde se é visto a sociedade como um conjunto de seres que obedecem regras independente de quem as impõe e que funcionam muito bem no coletivo.
4- No meu ponto de vista o que caracteriza melhor a ilustração são: liberdade, cientificismo, natureza, autonomia e racionalismo.
5- A) Não. Para Jean Jacques Rousseau a vida social dependia do interesse comum entre os homens deixando de lado suas vontades particulares e ele era contra as desigualdades sociais.
B) Para ele o homem que vivesse livre de coibições, obstáculos e jugos poderia exercer sua soberania com base na vontade livre e nas relações contratuais firmadas entre os homens.
6- Para Rousseau, soberania é o poder absoluto que o homem exerce sobre toda a sociedade no qual a maioria é a favor.
7- O homem da ilustração esperava que a ciência resolvesse problemas na produção e realização de humana. Eu espero que a ciência identifique a cura para várias doenças, prolongando assim a perspectiva de vida da humanidade.
8-
9- Para Adam Smith a produtividade era a grande fonte de produção de valor, porque transformava matéria bruta em mercadoria.
10- A) O poder legislativo é aquele que estabelece leis garantido os direitos da sociedade com relação a paz, segurança e propriedade. O poder executivo é aquele que se faz cumprir as leis.
B) Deve haver uma relação de soberania entre o legislativo e o executivo, onde o poder legislativo é o soberano.
C) Os poderes devem ser independentes para que suas funções sejam cumpridas corretamente.
...