A Importancia Contabil
Artigos Científicos: A Importancia Contabil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: douradolucas • 25/3/2015 • 684 Palavras (3 Páginas) • 205 Visualizações
O controle gerencial dos números de uma empresa dá embasamento ao rumo que ela deve tomar diante do mercado que se apresenta. Aquela que não conduz sua contabilidade por meio de profissionais especializados está de certa forma, sendo negligente com seu patrimônio, o que pode acarretar a falta de diretriz nas ações posteriores.
O serviço principal do escritório é a contabilidade, essa é a atividade fim que gerou a ação de criar o escritório, nessa área geralmente o próprio responsável se envolve diretamente nas operações, a área fiscal está muito integrada na contabilidade e ter conhecimento da legislação permite ao escritório orientar o seu cliente sobre a correta carga tributária e assim diminuir seus custos.
http://empresometro.cnc.org.br/Estatisticas 18/03/2015 21:47
No dia a dia dos escritórios de contabilidade esse setor passou a ser um vilão devido aos transtornos e dores de cabeça que acabam gerando, é um setor sensível e se não for bem executado acaba criando transtornos na relação cliente x escritório.
O Departamento Fiscal é o setor que merece uma parcela de importância maior por ser ele quem controla a parte relacionada ao Fisco da empresa, regular o que a empresa compra em notas ficais de entrada, a forma como ela vende em notas fiscais de saída, os registros de livros fiscais, tais como, Livros de Entradas onde é lançado todas as mercadorias de compras, Livros de Saídas onde é lançado todas as operações que dizem respeito a vendas, remessas, retornos, devoluções entre outras operações. Além disso, cabe ao departamento fiscal o Livro de Inventário que registra todas as mercadorias que ficam em estoque e devem ser relacionadas para controle da empresa, Livro de Apuração do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), onde é registrado todas as operações apuradas com relação ao ICMS e quanto a empresa paga ou tem de credito para o período seguinte.
Falando um pouco sobre impostos é também função do departamento fiscal cuidar da apuração dos demais impostos federais, estaduais e municipais, são eles:
• Federal: PIS (Programa de Integração Social)/ COFINS(Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social)/ IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica)/ CSSL (Contribuição Social Sobre Lucro).
• Estadual: ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)/ IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
• Municipal: ISS (Imposto Sobre Serviço).
Feitas as apurações de notas de serviços e vendas, se chega aos valores a serem pagos pelas empresas neste quesito.
Outras obrigações acessórias que englobam este departamento são:
• Síntegra, que auxilia os fiscos (Governos) no acompanhamento das operações de compra e venda entre os estados.
• Sped, que falado anteriormente uma declaração criada para integrar as informações passadas ao fisco.
• GIA, declaração passada referente às apurações do ICMS, sendo está de suma importância.
É importante destacar que todas estas declarações e obrigações possuem datas, programas e ferramentas que servem para transmitir
...