"A Importância Do Currículo Para A Organização Do Trabalho Pedagógico Na Escola",
Exames: "A Importância Do Currículo Para A Organização Do Trabalho Pedagógico Na Escola",. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joci • 15/10/2014 • 371 Palavras (2 Páginas) • 2.698 Visualizações
UNOPAR – CURSO SOCIOLOGIA
Disciplina – Filosofia da Educação e Pensamento Pedagógico.
Aula 4 – A Estrutura organizacional da escola.
2º semestre 2014
Aluna = Juscirlei Dalmolin.
Escreva um texto sobre “A importância do currículo para a organização do trabalho pedagógico na escola”, a partir do texto de Ilma Passos.
“A importância do currículo para a organização do trabalho pedagógico na escola”
Muito se fala na importância do currículo na organização escolar e muitas são as definições. Trabalharemos aqui com conceitos de Ilma Passos Veiga e a importância elencada por ela do currículo no processo de ensino aprendizagem e da organização deste.
Currículo, segundo Veiga, “é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos históricos produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito. Neste sentido, o currículo refere-se à organização do conhecimento escolar.” (Veiga, 2002)
Ainda segundo Veiga, alguns pontos devem ser analisados sobre currículo já que este não é neutro, ele passa uma ideologia e cabe a escola identificar e desvelar esses componentes ideológicos que são utilizados para a manutenção de privilégios. É necessária uma análise interpretativa e critica, tanto da cultura dominante, quanto da cultura popular, pois o currículo também expressa uma cultura.
O currículo não pode ser separado do contexto social, pois ele é historicamente situado e culturalmente determinado. O currículo deve reduzir o isolamento entre as diferentes disciplinas curriculares agrupando-as de forma mais ampla.
A autora comenta também sobre controle social “já que o currículo formal (conteúdos curriculares, metodologia e recursos de ensino, avaliação e relação pedagógica) implica controle”. (Veiga 2002). Pois, as normas e os valores dominantes, são passados aos alunos no ambiente escolas, no material didático e mais especificamente por intermédio dos livros didáticos, na relação pedagógica, nas rotinas escolares o que resulta no chamado currículo oculto.
Observando o que a autora nos fala sobre o currículo, ele não é algo neutro, mas carregado de ideologias muitas vezes ocultas. Cabe a escola e aos professores, já que são estes que vão repassar os conteúdos aos alunos, estar atento a estas ideologias e ensinar aos alunos a analisa-las de forma critica e consciente.
...