RESSIGNIFICANDO O TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA POR MEIO DO PNAIC - PACTO NACIONAL PELA EDUCAÇÃO DA IDADE CERTA
Por: CleoniceRGomes • 17/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.929 Palavras (8 Páginas) • 625 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
Valdenir Pereira de Araújo - RA 1430251
RESSIGNIFICANDO O TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA POR MEIO DO PNAIC -
PACTO NACIONAL PELA EDUCAÇÃO DA IDADE CERTA
POLO VALINHOS
2016
Valdenir Pereira de Araújo - RA 1430251
RESSIGNIFICANDO O TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA POR MEIO DO PNAIC -
PACTO NACIONAL PELA EDUCAÇÃO DA IDADE CERTA
Trabalho de Projetos e Práticas de Ação Pedagógica do Curso de Pedagogia da UNIP Universidade Paulista.
POLO VALINHOS
2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO5
2. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO: FORMAÇÃO CONTINUADA 5
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS10
4. BIBLIOGRAFIA11
1. INTRODUÇÃO
Considerando que a escola tem papel de ensinar e diante da histórica trajetória da educação no Brasil faz-se urgente o desenvolvimento de um trabalho consistente tendo em vista o cumprimento das metas do PNAIC (Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa) criado no ano de 2012 e consiste no compromisso formal firmado entre os governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Outro objetivo é contribuir para que esses alunos possam acompanhar os estudos no quesito série x idade segundo estabelece o PNAIC. Mais do que corresponder ao pacto, é importante estimular a aprendizagem das crianças que apresentam dificuldades, pois antes de mais nada é primordial que esses estudantes tenham sua autoestima melhorada
Com a adesão ao pacto, fundamentalmente o trabalho será no sentido de alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e matemática, dar condições aos alunos para serem avaliados pelo INEP ao final do terceiro ano do ensino fundamental.
2. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO: FORMAÇÃO CONTINUADA
O projeto será desenvolvido com a equipe pedagógica e gestora: professores dos 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental, orientadora pedagógica, direção e supervisão escolar e será ministrado por um (a) professor (a) orientador (a) de estudo escolhido entre os professores da rede de ensino e que tenha experiência como tutores do Pró-letramento.
O curso de formação é voltado para os professores alfabetizados dos três primeiros anos e os de turmas multisseriadas com o objetivo de proporcionar uma melhoria da prática docente conforme o proposto pela equipe de profissionais que desenvolveram o pacto junto ao governo federal.
O orientadora pedagógica ficará responsável pela inscrição dos professores e a gestão e supervisão o acompanhamento do processo de formação.
2.1 TEMA
RESSIGNIFICANDO O TRA BALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA POR MEIO DO PNAIC – PLANO NACIONAL PELA EDUCAÇÃO NA IDADE CERTA
2.2 JUSTIFICATIVA
Tendo em vista que o Brasil vem alcançando avanços econômicos e sociais inéditos na história, fica a cargo dos setores responsáveis promover a democratização da educação e que os avanços sejam visíveis e concretos no âmbito da educação também.
Segundo orientações do pacto alfabetização significa que a criança tenha plenas condições de interagir por meio de textos em diferentes situações e que consigam ler e produzir textos para diferentes propósitos e estando alfabetizada compreenda o sistema alfabético de escrita sendo capaz de ler e escrever com autonomia.
2.3 SITUAÇÃO-PROBLEMA
Devemos salientar que se tratando de educação, a situação atual é bastante desafiadora, pois se de um lado temos um pacto que tem o objetivo de alfabetizar todas os educandos com oito anos de idade no final do terceiro anos, por outro lado temo os baixos índices escolares apresentado na avaliação INEP. O projeto visa a amenização do impacto que a falta de políticas públicas na educação ou a má execução dessas políticas no cenário educacional do Brasil.
Além do exposto no PNAIC e ação do envolvidos nos projetos, será preciso uma atenção especial de toda a sociedade brasileira no sentido de fazer valer os direitos inerente a educação, pois é comum encontrarmos crianças que aos oito anos nunca frequentou a escola ou frequentou uma escola improvisada e/ou sem os recursos necessários. O desafio será grande no sentido de das condições aos professores educadores e diagnosticar os educandos dando a eles a atenção pedagógica inerente ao seu nível escolar sem prejudicar o quesito série x idade na medida do possível.
2.4 PÚBLICO-ALVO
O projeto será desenvolvido com a equipe pedagógica e gestora: professores dos 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental, orientadora pedagógica, direção e supervisão escolar e será ministrado por um (a) professor (a) orientador (a) de estudo escolhido entre os professores da rede de ensino e que tenha experiência como tutores do Pró-letramento.
O projeto será no sentido de dar um suporte aos professores para que possam conhecer melhor o pacto por meio da formação continuada e poder aplicar na sala de aula e na medida do possível proporcionar que os alunos dominem a escrita, produção de textos e o raciocínio lógico no final do 3º ano, ou seja, aos oito anos de idade.
2.5 OBJETIVOS
a) Principal objetivo é assegurar o direito à educação estabelecido na Lei de Diretrizes
...