A Importância Do Projeto Político Pedagógico Na Organização Escolar
Trabalho Universitário: A Importância Do Projeto Político Pedagógico Na Organização Escolar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nna1973 • 5/11/2014 • 1.240 Palavras (5 Páginas) • 493 Visualizações
A importância do Projeto Político Pedagógico na organização escolar
Introdução
A construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) é peça fundamental no planejamento das instituições de ensino em seus vários níveis e modalidades. É o PPP que irá demonstrar o que a escola idealiza, quais suas metas e objetivos e quais os possíveis caminhos para atingi-los.
No Brasil, se intensificou a elaboração dos projetos políticos pedagógicos após a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), que em seus artigos 12, 13 e 14 estabeleceu a obrigatoriedade de uma proposta pedagógica para as escolas de educação básica. A mesma legislação deixa claro o caráter político da escola, tendo como seu principal papel a formação de cidadãos.
Mas, qual a importância do PPP para a Educação Básica?
As palavras de Veiga (2005)1 respondem a indagação. Para ela o PPP torna-se uma direção
para as ações da escola. É um ato intencional que deve ser estabelecido coletivamente e, por isso, passa a ser compromisso de todos.
Reflete opções de escolha, prioridades para a formação de cidadãos e expressa atividades pedagógicas que levam a escola a alcançar seus objetivos educacionais. O PPP é importante para a Educação Básica, para aorganização escolar por ser um documento que diz não à uniformização. Deixou de ser apenas um conjunto de planos e diretrizes e se
fez amplo, justamente, por ser projeto, por ser político e por ser pedagógico.
Por ser projeto apresenta propostas, ou seja, é inacabado, inconcluso, dialético. Por ter dimensão política está comprometido com a formação de cidadãos que atuarão individual e coletivamente na sociedade e serão os responsáveis pela construção de seus rumos. E por ser pedagógico possibilita a efetivação da intencionalidade da escola, permite a organização de atividades e ações educativas necessárias para o ensino e aprendizagem.
O (P.P.P) define a identidade da escola e indica caminhos para ensinarcom qualidade. Toda escola tem objetivos que desejam alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto desses bem como os meios para assim concretizá-las, é o dá forma e vida ao chamado projetopolítico pedagógico mais conhecido como (P.P.P). Se prestarmos bem atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele.
É projeto porque reúne propostas de açãoconcreta a executar durante determinado período de tempo.
É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual ecoletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
A importância do Projeto Político Pedagógico na organização escolar
O P.P.P. preocupa-se em propor uma forma de organizar o trabalho pedagógico
visando uma superação dos conflitos, buscando rechaçar as relações competitivas, corporativas e autoritárias. Na tentativa, de acabar com a rotina do mundo interno da instituição.
A maior obrigação da escola é educar e, por falar em educação, sabemos que ela é um dos fatores responsáveis pela transformação e evolução da sociedade. Portanto, precisa dar a sua contribuição. Ela ajuda os educandos à “abrir os olhos” no sentido de perceberem e defenderem seus direitos perante a sociedade, proporcionando-lhes uma maior visão acerca do que compete a eles desenvolver na sociedade em que estão inseridos. Mais ou menos nessa linha Gadotti enfatiza o seguinte: “Todos não terão acesso à educação enquanto todos –trabalhadores e não trabalhadores em educação, estado e sociedade civil – não se interessarem por ela. A educação para todos supõe todos pela educação” (2001, p.40).
É sabido que o P.P.P. está relacionado com a organização do trabalho pedagógico em
pelo menos dois momentos decisivos, os quais, com base em Ilma citaremos a seguir: “como organização da escola como um todo e como organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imitado, procurando observar a visão da totalidade” (1995, p.14).
Entretanto, é necessário entender que o P.P.P. da escola, oferecerá caminhos indispensáveis à montagem do trabalho pedagógico, que engloba o trabalho do docente na ação interna da sala de aula já ressaltado acima. Para a organização desse projeto é de suma importância a ação de todos os que fazem parte do funcionamento da escola, inclusive os pais dos alunos que freqüentam a mesma. Com isso, fica claro que
...