A Jornada Intensa
Por: Mateus Silva • 9/9/2018 • Dissertação • 407 Palavras (2 Páginas) • 141 Visualizações
Instituto federal de ciência e tecnologia do rio de janeiro – campus duque de Caxias
Aluno : Mateus da Silva Silvério
Turma : PGM241
Disciplina : Socióloga
Jornada intensa
O documentário carne e osso, produzido em 2011, demonstra, discute e relata a vida de trabalhadores em empresas frigoríficas. Tendo como objetivo demonstrar as dificuldades vividas no cotidiano deles e como uma forma de trabalho que é extremamente repetitiva pode interferir a vida pessoal dos funcionários e causar consequências para toda a vida e o descaso das empresas e do estado com isso.
Apesar de ser uma das áreas que mais proporcionam empregos no Brasil, também é uma das que mais promovem riscos de acidentes de trabalho e consequências posteriores ao trabalhador. Além disso o trabalho manual é mais do que o padrão de saúde, fazendo com que o trabalhador , após um tempo já empresa, venha a desenvolver problemas nos músculos e psicológicos. A assistência médica não é adequada, fazendo com que os trabalhadores só tomem remédios paliativos, piorando os problemas a longo prazo e causando dependência.
Essa forma de trabalho se assemelha ao método Fordista que é instituído que através de uma esteira, onde passa o produto, é aonde o funcionário concede o serviço em pouco tempo pois ele só irá fazer uma parte da produção e a esteira leva o produto para outra etapa, logo a esteira dita em quanto tempo o funcionário deve realizar sua função. Esse sistema não possui benefícios aos funcionários mas um enorme aumento no lucro da empresa por tornar o trabalhador mais efetivo e mesmo assim o trabalhador não passa a receber mais do que um salário mínimo e se contenta com isso pelo medo de ficar desempregado.
O documentário foi de extrema importância para relatar a muitos a realidade dos frigoríficos e em virtude dos fatos mencionados é necessário idealizar tarefas para melhor as condições de serviços, de acordo o ministério do trabalho que é o mecanismo para introduzir nas empresas a idéia de que o trabalho não pode ocorrer com tantos prejuízos ao funcionário e que o lucro não deve ser somente o que importa.
...