A LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Por: Eliana123987 • 30/11/2018 • Relatório de pesquisa • 1.043 Palavras (5 Páginas) • 203 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS
CÂMPUS ANÁPOLIS
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Freud Além da alma
ANÁPOLIS - GOIÁS
OUTUBRO /2018
ELIANA MENDES DA SILVA BASTOS [pic 1][pic 2]
[pic 3]
Freud Além da alma
Trabalho apresentado à disciplina Psicologia da Educação ministrada pelo professora. Dayanna Souza, do curso de Licenciatura em Ciências Sociais do Campus Anápolis, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, como requisito parcial à aprovação na referida disciplina.
ANÁPOLIS -
ANÁPOLIS - GOIÁS
OUTUBRO /2018
DADOS DA OBRA:
Título : Freud (Original)
Ano produção: 1962
Direção: John Huston
Autor :Charles Kaufman.
Roteiro: Wolfgang Reinhardt,Charles Kaufman,Jean-Paul Satre.
duração : 139 minutos
Gênero : Drama
No filme Freud, além da alma o diretor John Huston, mostra um período da vida de Freud que foi considerado o "pai da psicanálise" desde da graduação no curso de Medicina na Universidade de Viena até a formulação na tão polêmica teoria da sexualidade infantil.
No inicio do filme vemos Freud relutando em dar atendimento a uma mulher, que apresentava sintomas neurose de histeria, ela estava no hospital ,onde Meynert seu grande mentor e mestre era diretor e Meynert não acreditava que histeria fosse um doença , e que tudo não passava de fingimento para que não fossem responsabilizados pelos seus atos.Huston nos mostra no filme um Freud que busca a todo custo solucionar o mal dos seus pacientes mesmo que para isso tivesse que entrar em confronto com seus maiores medos.Decidido a se aprofundar mais em sua teoria,decidiu ir para Paris, onde estudou a doutrina de Charcot um. médico e cientista francês , onde o mesmo demonstrava entre outras coisas que a histeria não era fruto de bruxaria, mas sim que era de origem psíquica. Após algum tempo Freud regressa à sua cidade e casa-se com Martha, nessa mesma época apresenta em uma palestra para renomados médicos dentre eles Meynert ,seus descobrimentos em sua estada em Paris , e com Charcot , apresentando que a histeria era um mal ,que vinha do inconsciente,de traumas que podiam ter acontecido na infância, seu grande mentor refugou completamente sua teoria e seus conhecimentos ,dizendo que tudo o que Freud havia descoberto,já era de conhecimento de todos, desacreditando assim as palavras de Freud e o colocando na posição de charlatão.
Freud porém não desistiu de buscar explicações para histeria, nessa fase passa a contar com a parceria de Breuer um médico e fisiologista austríaco , usando a hipnose como forma de se aprofundar no inconsciente dos pacientes para que pudesse resgatar suas lembranças, e que mesmo após o transe os mesmo ainda lembrassem do ocorrido. E nessas muitas sessões de hipnose e estudos , tanto Freud quanto Breur descobriram que existia uma falha na teoria de Charcot ,onde ele acreditava que a mente se dividia, ambos descobriram isso não acontecia, o que fato existia era que as emoções eram fisicamente descarregadas ,enquanto as lembranças permaneciam no inconsciente.
Freud com o passar do tempo e com seu envolvimento cada vez mais profundo na busca de respostas,pegou um caso de um paciente que havia matado o pai, e no decorrer das sessões de hipnose descobriu-se que o paciente nutria um amor que não era de filho pela mãe, e essa descoberta deixou Freud muito impressionado e é nessa fase ele quer deixar de lado os pacientes, pois começa a ser torturado por sonhos e lembranças confusas de seu relacionamento com seu pai e nesse período ele passa a ser também o seu próprio paciente, já que Breur se recusou a tê-lo como paciente. Freud teve muitas complicações em sua vida ao se enveredar pelo caminho das suas teorias, perdeu o emprego após ser pego hipnotizando um paciente, o que gerou uma busca ainda maior pelo conhecimento, Freud nesse período elabora a Teoria das neuroses,baseadas em todos os casos já tratados e que tinha uma certa ligação com a sexualidade,mas não pode contar com o apoio de Breur que não acreditava nessa teoria, pois não havia tidos experimentos suficientes para se basear. Freud passa a tratar de uma paciente de Breur, chamada Ana que fora considerada curada,mas que começou a apresentar novamente sintomas de histeria ,ao mesmo tempo demonstrava que nutria uma paixão por Breur, e que mais tarde Freud descobriu que a paciente trazia traumas relativos aos traumas da infância e à morte do pai num Bordel .
...