A Metodologia Cientifica
Por: Eduardo Fragoso • 22/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.055 Palavras (5 Páginas) • 149 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA
DFIL0034 - METODOLOGIA CIENTÍFICA
Prof.: Daniel Schiochett
Aluno: Eduardo Assunção Fragoso de Freitas
A partir do texto A função do dogma na investigação científica, de Thomas Kuhn, responda as seguintes questões:
- Por que Kuhn afirma que, apesar de a atividade científica ter um “espírito aberto”, o cientista individual muito frequentemente não o tem?
Ter o espírito aberto é não aceitar novas ideias de terceiros, suas metas já estão determinadas. Os resultados finais já possuem resultados, possuem uma direção e irá manter o foco e não será influenciado.
- O que Kuhn quer dizer com as noções de “preconceito” e “resistência às inovações”, e por que elas são importantes para a nova concepção de ciência proposta por ele?
As inovações interrompem lentamente o progresso ou o avanço cientifico. Kuhn fala que grande parte das descobertas são respostas a um prévio fracasso, as noções são importantes porque servem de base para pesquisa, leva adiante a pesquisa já formada, assim manterá o foco.
- Qual é o papel da educação científica na formação dos novos cientistas, segundo Kuhn?
A educação cientifica tende a ensinar por meio de examinar a natureza e as consequências do dogma cientifico, é pela educação que os cientificas adquirem um conjunto de padrões, instrumentos e técnicas, que mais tarde serão utilizados. Esses dogmas servem de base para novos estudos da educação cientifica que é levando a um ponto desconhecido a outros campos da atividade, seja por meio de obras, escritas ou manuais.
- Qual é o papel dos manuais (ou, na história, das obras de cientistas famosos) para a educação dos novos cientistas?
Existem diferentes manuais nas ciências, porque expõem diferentes assuntos na humanidade e em várias outras ciências. Há manuais que mostram diferentes tratamentos para uma mesma problemáticas, eles se mostram de forma prática, soluções concretas de problemas que são aceitas como paradigmas.
- Uma comunidade científica pode possuir mais de um paradigma? Por quê?
Kuhn ao desenvolver o conceito de comunidade cientifica, tinha como meta pensar em uma ciência como atividade coletiva. Os grupos ou comunidades cientificas devem ter apenas um paradigma e são responsáveis por apresentar respostar que satisfazem e que são convincentes aos problemas que são investigados. Os paradigmas servem de orientação, guiam para as atividades da comunidade cientifica, as quais só existem se houver um paradigma, no entanto, não se pode separar a noção de paradigmas de comunidade cientifica. Portanto, uma determinada comunidade cientifica juntamente com o paradigma força o cientista a dedicar única e exclusivamente à reflexão e análise e interpretação de um fenômeno e assim obter uma investigação profunda e detalhada do problema que está sendo resolvido.
- Explique a diferença entre o desenvolvimento científico pré e pós-paradigmático. Você pode usar algum dos exemplos apresentados no texto.
O período antes da adoção de um paradigma é caracterizado pelos desacordos constantes e pela discussão de fundamentos. No meio de tantas opiniões havia em comum derivados das experiências e observações e em parte de uma ou outra versão da filosofia, foi o momento de provar teorias e inverdades, chamados de pré-pragmaticos aceitos após o período observado antes de Newton. Os paradigmas aceitos após o período de incerteza, servem de base para novas pesquisas.
- O que a noção de “aplicações exemplares” tem a ver com a noção de paradigma de Kuhn?
KEle define paradigmas como modelos de representações e interpretações reconhecidas que fornecem soluções de problemas e as aplicações exemplares são modelos das aplicações dos resultados das observações e experiências que é um resultado que está em aberto e que deixa toda a espécie de investigação que ainda será realizada. No fim, será um resultado aceito e recebido por um grupo cujos membros deixam de ser rivais ou deixam de criar alternativa
- Um paradigma deixa de existir quando não é mais seguido? Por quê?
Os paradigmas geralmente não são permanentes, mesmo assim, não deixam de existir, mesmo que sejam substituídos por outro mesmo que não é compatível.
- Explique a seguinte frase: “os praticantes de uma especialidade científica madura aderem profundamente à maneira de olhar e investigar a natureza baseada em um paradigma”.
Com o avançar do paradigma em vez de perpetuar uma concorrência entre clássicos, de ser uma característica e um fato que está ligado ao desenvolvimento cientifico maduro.
- O que fazem os cientistas quando um paradigma já está estabelecido?
Geralmente eles buscam outros resultados, mas devem saber diferenciar um fracasso e uma anomalia, mudam de problemas e dizem que é por conta da habilidade, talento ou até mesmo nos aparelhos de alguém.
...