A Qualificação Contínua Da Função Social Da Escola
Exames: A Qualificação Contínua Da Função Social Da Escola. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: boeirade • 3/11/2014 • 282 Palavras (2 Páginas) • 261 Visualizações
A qualificação contínua da função social da escola
As transformações necessárias para qualificar a ação da escola atual, com base na reflexão sobre a didática e a organização do trabalho pedagógico, passam pela conexão qualificada entre os diversos atores que compõem e constrõem a comunidade escolar: gestores escolares e corpo docente; pais, alunos e vizinhança. E o Projeto Político Pedagógico - PPP, como ferramenta de planejamento da ação escolar, é um processo singular e imprescindível para o alcance dessa conexão qualificada.
Para Libâneo, “o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social”1, e para Vasconcellos, a elaboração participativa do Projeto Político Pedagógico “(...) é uma oportunidade ímpar de a comunidade definir em conjunto a escola que deseja construir (...)”2. E isso se dá em todos os aspectos da realidade escolar, inclusive em relação ao processo avaliativo que, conforme nos apresenta Luckesi, é “dimensionada por um modelo teórico de mundo e de educação, traduzido em prática pedagógica3”.
Veiga afirma que o PPP “(...) exige profunda reflexão sobre as finalidades da escola, assim como a explicitação de seu papel social (...)”, e que “seu processo de construção aglutinará crenças, convicções, conhecimentos da comunidade escolar, do contexto social e científico, constituindo-se em compromisso político e pedagógico coletivo”4. Nessa linha, nos parece incontestável que a qualificação da escola passa pelo constante construção, avaliação e reconstrução do PPP, de forma democrática e engajadoramente participativa, para que ele esteja presente de forma efetiva no planejamento, no discurso e na prática da comunidade escolar, qualificando continuamente a função social da escola.
1. Libâneo, 1994, p. 222.
2. Vasconcellos, 2006, p. 27
3. Luckesi, 2002, p. 28
4. Veiga; Resende, 2000, p. 9
...