A Questão Social E Suas Expressões
Artigo: A Questão Social E Suas Expressões. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Michele • 12/5/2014 • 1.114 Palavras (5 Páginas) • 393 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho visa uma reflexão sobre a história da questão social e suas expressões. Buscando realizar um paralelo com o surgimento do serviço social no Brasil e atualidade, já que a busca pelos direitos dos indivíduos de uma sociedade, se encontra em constante movimento.
A expressão “questão social”, começou a ser utilizada a partir da terceira década do século xix, ela surge para nomear o fenômeno do pauperismo. Com o crescimento da revolução industrial, se pontuava ainda mais a divisão de classes, de um lado o proletariado, detentor da mão de obra que a vendia para a sua sobrevivência, e do outro lado a burguesia, donos das indústrias que se beneficiavam de todo lucro, oferecendo aos seus empregados condições precárias de trabalho e salários que mal davam para garantir a sua sobrevivência.
A partir desse conflito de classes, nascem as primeiras manifestações populares, onde os trabalhadores almejavam melhores condições de vida.
Sendo assim, surge o serviço social que inicialmente tinha uma visão mais voltada para a caridade e filantropia. Logo em seguida o serviço social passa a compreender que essas situações vividas pelos homens, não são apenas uma incapacidade individual, mas também são um conjunto de situações que mereciam uma intervenção profissional. Desde então os problemas sociais passam a ser vistos como questão social.
2 DESENVOLVIMENTO
Insatisfeitos com as condições precárias de trabalho e moradia os trabalhadores começaram a se rebelar, lutando por melhores condições de vida, melhores salários, diminuição da jornada de trabalho. Nessa época a questão social era vista como caso de polícia não de política. Onde o governo fazia constante repressão aos manifestantes. O surgimento do serviço social surge da massa, da grande maioria que luta pelos seus ideais tendo “questões sociais” em comum, como afirma Iamamoto (2005 p. 135).:
È na base da produção capitalista que se produz e reproduz a questão social, onde os assistentes sociais trabalham junto aos indivíduos. E é no contexto do trabalho que a questão social iniciou, se manifestou e até hoje permeia.
A implantação do serviço social no Brasil se dá no decorrer desse processo histórico. Baseado nos modelos importados não se enquadrava na realidade brasileira e os trabalhadores sociais fizeram com que o serviço social fosse assistencial, caritativo, missionário e beneficente, com forte respaldo dos ideais da Igreja Católica e financiamento particular de vários grupos da burguesia.
O serviço social nasce da luta entre o crescente capitalismo e a exploração do proletariado que vendia a sua força de trabalho à classe dominante.
O desdobramento da questão social é também a questão da formação da classe operária e de sua entrada no cenário político, da necessidade de seu reconhecimento pelo Estado e , portanto, da implementação de políticas que de alguma forma levem em consideração seus interesses. ( Iamamoto, 2005, p. 126)
Nesse período com o governo de Getúlio Vargas os trabalhadores obtiveram algumas conquistas. Foi criada a legislação trabalhista, instituto de aposentadorias e pensões e a CLT, onde os trabalhadores passaram a desfrutar de maiores direitos. Também houve avanços nas áreas de educação e saúde. Deixando de lado os desempregados e os autônomos. Nesse momento a principal expressão da “questão social” passa a ser a desigualdade social, as pessoas necessitavam de moradia, reforma agrária e saúde.
Durante os anos de 1945 à 1958, acompanhando o desenvolvimento da tecnologia moderna, científica e cultural, houve um maior intercâmbio entre o Brasil e os Estados Unidos. Os profissionais conscientizaram-se da necessidade de criar novos métodos e técnicas adaptados à realidade brasileira. Desde a década de 1960 até hoje, caracterizado pelo movimento de reconceituação e tendo como marco referencial a procura de um método teórico- prático para nossa realidade. O serviço social fundamenta sua teoria nas Ciências Sociais, para melhor entender a nossa sociedade que vive em constante transformação e poder intervir da melhor maneira possível nessas novas expressões da “questão social”.
Novas manifestações são reflexo do desejo de mudança na nossa sociedade. Questões discutidas no século passado se fazem presentes nos dias de hoje. Desemprego, fome, falta de moradia, analfabetismo, saúde precária, pobreza, violência, preconceito, mesmo sendo tão debatido ainda insiste em existir. Todas essas expressões que ultrapassam gerações trazem um grande desconforto à sociedade, são as mazelas sociais, oriundas de um sistema capitalista que atrapalham o desenvolvimento dessa sociedade.
“ [ ...] Os graves desafios atuais
...