A RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
Por: Mauricio852 • 27/9/2015 • Trabalho acadêmico • 463 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA PELOTAS/RS[pic 1]
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)
DISCIPLINA: RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
Sérgio Mauricio Souza e Silva - RA 9868526336
AGENDA 21 PESSOAL
Pelotas
2014
SÉRGIO MAURICIO SOUZA E SILVA[pic 2]
AGENDA 21 PESSOAL
Trabalho desenvolvido para a disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento tutora Luciana Vieira da Costa Ribeiro
Pelotas
2014
AGENDA 21 PESSOAL
Todos devem saber que existe a agenda 21 do país e do mundo, e também foram criadas as agendas 21 locais, completando este ciclo, estas principalmente geridas por governos e instituições que vem de encontro a interesses difusos da sociedade. Embora não tão reconhecida mas de igual relevância para os anseios da humanidade relacionados ao nosso meio ambiente, devemos todos termos a nossa agenda 21 pessoais, que envolve nosso lar, trabalho e ambientes que frequentamos, desta forma cada indivíduo pode contribuir com ações ambientais sustentáveis, formando uma integração e sintonia de ações pessoais que compõem uma rede que atinge todo o Planeta.
A consciência ambiental e as práticas sustentáveis são essenciais no cotidiano de cada um de nós para que através delas e somadas aos demais colaboradores possamos melhorar as projeções desaúde do nosso meio ambiente e de nós mesmos. Nosso Planeta está doente e cabe a nós indivíduos, sociedades, governos e instituições provermos a cura e o reestabelecimento. No âmbito pessoal temos um enorme conjunto de ações que praticadas diariamente são potencializadas pela soma de indivíduos com as mesmas condutas socioambientais. Então reflito sobre a importância de cada um agir sustentavelmente no seu dia a dia e tenho a certeza de que as nossas ações podem modificar o nosso futuro e da coletividade. Dentre uma universalidade de ações pessoais necessárias citarei algumas muito simples e de grande relevância:
-separação do lixo domiciliar, seco, orgânico e reciclável;
-diminuição do tempo de banho no chuveiro;
-uso de sacolas ecológicas para compras;
-não deixar lâmpadas e aparelhos elétricos ligados sem necessidade;
-racionalizar o uso do veículo particular e preferir transporte coletivo;
-lavar roupas quando a máquina estiver cheia;
-apropriar as crianças para práticas sustentáveis no seu cotidiano gerando assim multiplicadores;
-controlar a abertura da porta da geladeira;
-consumir alimentos orgânicos;
-regar plantas a noite ou pela manhã bem cedo.
Estas são algumas condutas simples que todos podemos tomar como cotidianas, e desta forma trarão resultados transformadores para a qualidade de nossas vidas e principalmente para o meio ambiente, o maior bem comum da humanidade. E cada um de nós pode tornar-se um multiplicador disseminando esta consciência ambiental, apropriando pessoas que convivem a nossa. Penso que é uma obrigação de todos prover meios para manter a integridade do nosso meio ambiente, fazendo seu uso de maneira sustentável, racional e não predatória.
...