A Replubica De Platao
Pesquisas Acadêmicas: A Replubica De Platao. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: daninhard • 25/3/2015 • 8.159 Palavras (33 Páginas) • 133 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UEG-URUAÇU
CURSO PEDAGOGIA
A REPÚBLICA DE PLATÃO
URUAÇU-GO, ABRIL DE 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UEG- URUAÇU
CURSO PEDAGOGIA
AUTORES: DANIELA DE JESUS
MARÍLIA E DANIELE RAIANE
A REPÚBLICA DE PLATÃO
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE TEOR. SOC.
EDUC. ESTADO, PARA FINS AVALIATIVOS.
ORIENTADORA: SANDRA GOMES
URUAÇU-GO, ABRIL DE 2013
INTRODUÇÃO
No século IV a.C., em data imprecisa, surgiu em Atenas à primeira concepção de sociedade perfeita que se conhece. Tratou-se do diálogo A República de Platão, escrito por Platão, cujo acreditam que seu nome verdadeiro era Arístocles, Platão era um apelido que, provavelmente, fazia referência à sua característica física, tal como o porte atlético ou os ombros largos, ou ainda a sua ampla capacidade intelectual de tratar de diferentes temas, entre eles a ética, a política, a metafísica e a teoria do conhecimento. A sofisticação de Platão como escritor é especialmente evidente em seus diálogos socráticos; trinta e cinco diálogos e treze cartas são creditadas tradicionalmente a ele. Nasceu em Atenas provavelmente em 427 a.C.. Inicialmente, Platão entusiasmou-se com a filosofia de Crátilo, um seguidor de Heraclito. No entanto, por volta dos 20 anos, encontrou o filósofo Sócrates e tornou-se seu discípulo até a morte deste. Pouco depois de 399 a.C. Platão viajou por várias cidades. Em seu retorno, fundou a Academia. A instituição logo adquiriu prestígio e a ela acorriam inúmeros jovens em busca de instrução e até mesmo homens ilustres a fim de debater ideias. Em 367 a.C.. De volta para Atenas em 360 a.C.. Platão permaneceu na direção da Academia até sua morte, em 347 a.C..
Essa é a obra mais extensa e a mais importante do autor. Nela ele expõe suas principais ideias: Teoria do Mundo das Idéias (Hiper Urânio); o Filósofo Rei, a Imortalidade da Alma, etc. Platão idealiza uma cidade, na qual dirigentes e guardiões representam a encarnação da pura racionalidade. Neles encontra discípulos dóceis, capazes de compreender todas as renúncias que a razão lhes impõe, mesmo quando duras. Os interesses pessoais se casam com os da totalidade social, e o príncipe filósofo é a tipificação perfeita do demiurgo terreno. Apesar de tudo isso e desse ideal de Bem comum, Platão parece reconhecer o caráter utópico desse projeto político. Tendo em vista esse ideal, o trabalho manual continuava não valorizado no âmbito da cidade-estado. Apesar do título esta obra não tem com ponto principal a reflexão sobre teoria política.
A REPÚBLICA DE PLATÃO
Sócrates e Glauco voltando de suas preces à deusa Bêndis de um novo culto trácio em Atenas, Desciam ao Pireu, quando Polemarco (filho de Céfalo) mandou um escravo abordá-los e pediu que eles esperassem por Polemarco, que chegou acompanhado de Adiamanto(irmão de Glauco),de Nicerato(filho de Nícias) e de alguns outros. Percebendo que Sócrates estava indo embora da cidade eles praticamente forçaram eles a permanecer lá. Foram todos para casa de Polemarco encontrando seu pai Céfalo, Lísias e Eutidemo, seus irmãos, Trasímaco e clitofon.
Sócrates pergunta sobre a velhice. Então Céfalo começa a contar sobre os limites da idade avançada, isto é, a pacificação das paixões, moderação dos sentimentos, como usar dos bens materiais sensatamente e, principalmente, o termo da morte próxima e o despertar de um reexame da vida. Céfalo diz que quando se reúne com pessoas da mesma idade alguns lastimam
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