A Reprodução Humana
Por: jsf41 • 29/4/2015 • Ensaio • 1.565 Palavras (7 Páginas) • 139 Visualizações
Ciências
CEJA PROFESSOR ELIAS CHADU
NOME: ELIVANIO FERREIRA DE SOUZA
PROFESSOR:
DICIPLINA: CIENCIAS
SERIE: 3º C
Índice
- Introdução
- Sistema Reprodutor Masculino
- Sistema reprodutor Feminino
- O sexo em nossas vidas
- Fecundação do embrião o feto
- Gravidez indesejada
- Aborto Métodos Contraceptivos
- Conclusão
- Bibliografia
Introdução:
Neste trabalho abordarei o tema de reprodutor masculino e feminino, sexo em nossas vidas, fecundação gravidez indesejado aborto e métodos contraceptivos.
Sistema Reprodutor Masculino
[pic 1]
O sistema reprodutor masculino apresenta uma parte externa constituída pela bolsa escrotal e pelo Pénis e órgãos internos representados pelos testículos e epidídimos, ductos deferentes, vesículas seminais e próstatas
Definição de cada um deles:
Bolsa escrotal: em seu interior alojam-se os testículos
Ductos deferentes: conduzem os espermatozóides ate a uretra. Durante o percurso recebem as substancias produzida pela próstata, vesículas seminais e glândulas bulbouretrais.
Pénis: deposita os espermatozóides diretamente dentro da mulher aumentando as chances de óvulo ser fecundado pela fecundação interna. No interior do pénis a um tecido esponjoso com grande numero de pequenas cavidades que se enche de sangue e são responsáveis pela sua ereção.
Testículos: órgão onde os espermatozóides são produzidos. Dos testículos os espermatozóides passam para o epidídimo e os ductos deferentes
Uretra: canal por onde os espermatozóides e a urina são eliminados.
Vesículas seminais, próstata e glândula bulbouretral: fabricam secreção que nutrem os espermatozóides e estes constituem o sêmen ou esperma.
Sistema Reprodutor Feminino
[pic 2]
O sistema reprodutor feminino é formado por uma parte externo pudendo (antes vulva)-e uma parte interna constituída por órgão como vagina, tubas uterinas, útero e ovários.
Definição de cada um deles:
Clistori: é formado por um tecido esponjoso, semelhante ao pénis. Durante a excitação sexual fica cheio de sangue e torna-se ereto.
Pudendo feminino: constituído pelas estruturas lábios menor, maiores, na porção anterior do pudendo há clitóris.
Ovários: neles estão os óvulos
Tubas Uterinas: ligam o útero ao ovário, permitindo a migração dos óvulos do ovário ate o útero.
Útero: órgão muscular, oco que fica na cavidade abdominal e onde e feito o desenvolve.
Vagina: tubo muscular com cerca de sete cm de cumprimento tem inicio do pudendo e termina junto á abertura do útero
O Sexo em nossas vidas
[pic 3]
A sexualidade está presente desde o inicio de nossas vidas, em nossos atos, no nosso modo de pensar e de agir. Isto explica a diferença entre o sexo, não são fisicamente, mas também na forma de ver o mundo e de lidar com as diferenças.
Homem e mulheres têm direitos iguais, porem papéis sociais diferenciados que devem ser avaliados.Diante das diversas situações cotidianas é fácil perceber as diferenças no comportamento feminino e masculino .Neste sentido,os longo da historia,homes e mulheres foram estabelecendo relações diferenciadas na sociedade e no modo de ver o mundo.
O sexo é um meio. O amor é um fim. O sexo é transitório. O amor é eterno. O sexo aproxima corpos. O amor funde as almas. O sexo permite a renovação das gerações. O amor reúne Espíritos para uma trajetória de progresso ao longo das existências. O sexo atende a impulsos biológicos.
O amor alimenta anseios da alma imortal. Importantes considerações sobre o sexo e o amor, colocando-os como molas propulsoras da vida física e espiritual desde que bem orientados.
Fecundação
[pic 4]
Como acontece a Fecundação
A fecundação humana acontece quando um espermatozóide entra no óvulo, que geralmente fica na primeira porção da trompa de falópio, fazendo com que a mulher fique grávida.
Um único espermatozóide atravessa sua membrana, carregando consigo 23 cromossomos não pareados. Imediatamente, esse cromossomo isolado combina-se com os outros 23 cromossomos que existem no óvulo, passando a formar um complemento normal de 46 cromossomos, dispostos em 23 pares.
Isso dá início ao processo de multiplicação celular, cujo resultado final é o nascimento de um bebê.
[pic 5]
Gravidez Indesejada
[pic 6]
A gravidez não planejada ou não desejada tem consequências significantes para mulheres e homens que as tem, as crianças geradas e afetadas por tal situação, e para a sociedade como um todo. Para melhor entendê-las, é importante compreender sua diferença.
Tipos
A gravidez não planejada é aquela que ocorre quando um casal não tomou a decisão de engravidar, ou quando ocorre mesmo com o uso de métodos contraceptivos. A não desejada acontece quando a mãe ou o pai do bebê, não quer ter um filho, e pode não querer lidar com as consequências físicas, emocionais, sociais e de saúde de uma gravidez. Enquanto a não desejada é geralmente não planejada, nem sempre a não planejada é indesejada
...