A VIDA MORTE FEMININA
Por: Lucinete Santana • 20/11/2022 • Bibliografia • 766 Palavras (4 Páginas) • 98 Visualizações
Considere o seguinte caso concreto, que servirá de base para as questões abaixo:
Tadeu adquiriu, da loja Mágica Eletrônica LTDA, aparelho portátil de rádio e reprodutor de CDs, pelo preço de R$ 400,00 (quatrocentos reais). Passados seis meses da compra, Tadeu, sem ter antes procurado a loja Mágica Eletrônica LTDA ou o seu serviço de atendimento ao consumidor, aforou ação visando ao recebimento de indenização, porque desde o momento da compra já havia percebido que a antena externa do aparelho estava danificada, o que impedia o rádio de funcionar. A indenização pedida por Tadeu era de R$ 800,00 (oitocentos reais), valor equivalente ao preço de aparelho de nível bem superior, o que, no entender de Tadeu, ajudá-lo-ia a compensar os contragostos decorrentes da compra do aparelho danificado. A ação foi distribuída para a 10ª. Vara Cível da Comarca de Fortaleza – CE.
Suponha que você foi contratado como advogado da empresa Mágica Eletrônica LTDA, para defender seus interesses. Considere que a empresa já foi citada e que a audiência preliminar de tentativa de conciliação restou infrutífera. Você, como advogado da empresa, verificou que nos autos do processo não consta a Procuração Ad judicia do advogado de Tadeu.
→ Em vista da situação fática acima descrita e na qualidade de advogado(a) da empresa
Mágica Eletrônica LTDA, responda:
- Redigir o endereçamento e o preâmbulo (qualificação das partes e especificação da peça) da sua peça processual?
EXCENTÍSSIMO SENHOR DOUTO JUIZ DE DIREITO DA 10ª VARA DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE FORTALEZA- CE
MAGNUM ELETRÔNICA LTDA.,empresa com qualificação e endereço completo, vem mui respeitosamente perante Vossa Excelência, por intermédio de sua advogada (procuração anexa), com fundamento nos termos do art. 30 da Lei nº 9.099/95 art. 300 do CPC, art 18 e art 26 do CDC , propor a presente :
CONSTESTAÇÃO
- Redigir preliminar(es) de defesa.
Com toda mesura, o referido pleito deve ser julgado improcedente pelos motivos exposto a seguir:
- O direito de reclamação por vícios existentes no bem adquirido já em decadência, uma vez como apresentado nos relato, o produto foi adquirido há 04 (quatro) meses, sendo o direto à reclamação corresponde aos 90 (noventa) primeiros dias após aquisição.
Como se confirma o art. 26, II do CDC :
O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em: I - trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis; II - noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.”
- A inexistência de dano moral, pois a inércia do Autor, que sequer reclamou à Ré , pois a configuração de dano moral não se trata de qualquer mero aborrecimento da vivência em sociedade e , no caso em tela não qualquer aborrecimento , ao fato de que sequer pleitou seu direito sustentado pelo já citado Art. 26 do CDC.
- Destarte, não existe qualquer conduta do Ré, que possa dar causa ao dano, sendo improcedente a possibilidade de responsabilidade civil.
3) Apontar os principais fundamentos jurídicos que você utilizaria na elaboração da
defesa de mérito dessa peça processual, com vistas a resguardar as pretensões da
empresa Mágica Eletrônica LTDA.
Art. – 26 do Código de Defesa do Consumidor :
[...]
O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em: I - trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis; II - noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
Art. 487 do Código Processual Civil
...