A Violência de Gênero
Por: AnaLou1976 • 15/5/2023 • Projeto de pesquisa • 303 Palavras (2 Páginas) • 49 Visualizações
Uma relação conjugal abusiva pode ser desafiadora de entender e difícil reconhecer todos os fatores externos que contribuem para a violência doméstica.
Porém, ajudar a trazer a violência doméstica e os problemas de relacionamento aos olhos da sociedade e, acima de tudo, encorajar os afetados a procurar ajuda, então é justificado tentar compreender este . Portanto, não deveríamos estar falando de um chavão, mas sim de uma mudança na sociedade, que lentamente aprende que é importante olhar por trás das fachadas de privacidade. E ajuda onde a ajuda é necessária.
A violência física e psicológica ocorre principalmente na proximidade social, ou seja, “em casa”, e infelizmente faz parte da vida cotidiana de muitas vítimas. As vítimas muitas vezes permanecem em silêncio por vergonha ou medo do perpetrador e não confiam nas instituições estatais e na carência políticas públicas.
Na sociedade existe a falta de conhecimento do que é chamado de “violência doméstica” e uma aceitação acrítica das suposições da mídia sobre a violência praticada pelo parceiro íntimo. Ao contrário do que é veiculado na mídia, a violência por parceiro íntimo é muito mais do que espancamento. Enquanto a violência não é reconhecida como tal, suas consequências são muito mais visíveis. No entanto, como a causa não é visível, os afetados se sentem "inadequados".
Se não se reconhece a violência psicológica, a violência verbal, a violência social, etc., desperdiçam-se oportunidades de prevenção e intervenção. O sofrimento das vítimas é prolongado.
Uma relação conjugal abusiva pode ser desafiadora de entender e difícil reconhecer todos os fatores externos que contribuem para a violência doméstica. Existe a falta de conhecimento do que é chamado de “violência doméstica”, sobre a violência praticada pelo parceiro íntimo na nossa sociedade. Enquanto a violência nos relacionamentos conjugais, seja ela psicológica ou física, não for reconhecida como tal, desperdiçam-se oportunidades de prevenção e intervenção.
...