A Visão Estruturalista
Trabalho Escolar: A Visão Estruturalista. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Omug • 25/8/2013 • 295 Palavras (2 Páginas) • 286 Visualizações
A visão estruturalista.
Oriunda das frequentes pesquisas de teor empíricas é uma tentativa de superação de um problema que aflige grande número de estudiosos no campo social; o objetivo de buscar o cerne dos fenômenos que ocorrem na sociedade. A visão estruturalista crê que todo acontecimento por mais variável que seja há um invariável. — seja ela social, temporal, local que considerados como os princípios das variações.
Essa correte de pensamento possui um serie de variantes em si, e uma na qual deve se observar é o estruturalismo-funcional onde defende o conceito de que há certas funções básicas invariantes na sociedade — independente do grupo que ocorra.
Se pegarmos o seguinte exemplo que todos os alicerces do mundo moderno e globalizado, podemos então visualizar que o consumidor tem o pressuposto da estrutura funcional variante, ou seja, os anseios as perspectivas deste são os mesmos em todo o mundo — porem só muda na sua forma de expressão em cada sociedade.
O estruturalismo utiliza do reducionismo para chegar ao cerne da questão e nesta análise retira o que é dispensável e variável. Para isso é utilizado o conceito do inconsciente. EX: Os rituais em gerais, feito por um padre em sua igreja na qual este não pode saber que a elementos invariantes em suas ações.
Outro exemplo que se pode citar vem do estruturalismo com matizes da dialética é que no mundo todo, o consumidor pode procurar na moda, viagens ou algum tipo de prazer para poder se diferenciar dos outros — uma característica há muito tempo existente em muitas culturas e sociedades na diferenciação de classes. (explicitamente em uma sociedade onde a economia e capitalismo dominam). Essa estrutura acaba dando sentido no consumo de produtos, que agregam poder simbólico e status ao seus portadores.
...