TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A cultura

Por:   •  10/11/2015  •  Resenha  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 2

A CULTURA

As meninas-lobo

Na Índia em 1920, foram descobertas 2 meninas vivendo com lobos. Não tinham nada de humano e seu comportamento era exatamente semelhante ao dos lobos.

Na instituição onde foram recolhidas, passavam o dia acabrunhadas e prostadas numa sombra. Eram ativas e ruidosas a noite. Nunca choravam ou riam.

Uma das meninas viveu 8 anos na instituição, humanizando-se lentamente, tinha um vocabulário de apenas 50 palavras. Atitudes afetivas foram aparecendo, chorou pela primeira vez por causa da morte de sua irmã.

1. Introdução

O relato desse fato nos leva à discussão a respeito das diferenças entre o homem e o animal. As crianças não possuiam nenhuma característica humana enquanto viviam com os lobos. O processo de humanização só iniciou quando começaram a conviver com humanos.

Fato semelhante foi de uma menina surda, muda e cega que até os 7 anos era como um animal, seu pais contrataram uma prof que a partir do tato, conseguiu conduzi-la ao mundo humano.

2. A atividade animal

Ação instintiva

A ação instintiva é regida por leis biológicas. A rigidez dá a ilusão da perfeição quando o animal, especializado em determinados atos, os executa com extrema habilidade.

O pscicólogo Paul Guillaume explica que um ato inato não precisa surgir desde o início da vida.

Os instintos são uma atividade que ignora a finalidade da própria ação.

O ato humano voluntário é consciente da finalidade, isto é, o ato existe antes como pensamento, como uma possibilidade, e a execução e o resultado da escolha dos meios necessários para atingir os fins propostos. Quando há interferências externas no processo, os planos tbm são modificados p se adequarem à nova situação.

A inteligência concreta

Quando um animal convive muito com o homem, as ações deixam de ser exclusivamente resultado de instintos e apresentam uma plasticidade maior, característica dos atos inteligentes.

A inteligência distingue-se do instinto por sua flexibilidade, já que as respostas são diferentes conforme a situação e tbm por variarem de animal p animal.

3. A atividade humana

A linguagem

a diferença entre a linguagem humana e a animal está no fato de que este não conhece o símbolo, mas somente o índice. O índice está relacionado de forma única com a coisa a que se reflete. Índice indica alguma coisa muito específica, ex.: frases que adestramos um cachorro. O símbolo é universal.

A linguagem animal visa a adaptação à situação concreta, enquanto a linguagem humana intervém como uma forma abstrata que distancia o homem da experiência vivida, tornando-o capaz de reogarnizá-la numa outra totalidade e lhe dar novo sentido.

O animal te inteligência concreta e o homem abstrata.

O trabalho

O homem é um ser que trabalha e produz o mundo e a si mesmo.

O animal não produz a sua existência, mas apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com