A divisão técnica e a divisão social do trabalho
Artigo: A divisão técnica e a divisão social do trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Driele22 • 5/12/2014 • Artigo • 953 Palavras (4 Páginas) • 1.046 Visualizações
O trabalho que faz parte de uma das necessidades humanas tem sua origem com o aparecimento do ser humano, a partir daí com o desenvolvimento de pequenas ferramentas de pedra o homem começa a buscar meios para sua alimentação.
Podemos dividir a história do trabalho através do modo de produção que o homem desenvolveu ao longo da historia que são os regimes de trabalho primitivo, escravo, feudal, capitalista e comunista.
As variantes políticas, culturais e econômicas da história que transformou o modo de como surgiu o trabalho e foi transformado ao longo da história, o desenvolvimento da intelectualidade humana na construção do materialismo ajudou a formar o homem que temos hoje. As transformações to trabalho e passada de geração para geração através da cultural que homem gera transformando a natureza com o seu trabalho.
Trabalho é um conjunto de atividades realizadas, é o esforço feito por indivíduos, com o objetivo de atingir uma meta. O trabalho também pode ser abordado de diversas maneiras e com enfoque em várias áreas, como na economia, na física, na filosofia, a evolução do trabalho na história, etc.
É o trabalho que faz com que o indivíduo demonstre ações, iniciativas, desenvolva habilidades e também poderá aperfeiçoá-las. Ele faz com que o homem aprenda a conviver com outras pessoas, com as diferenças, a não ser egoísta e pensar na empresa, não apenas em si.
Assim, o indivíduo aprende a fazer algo com um objetivo definido, desde a época do trabalho escolar no colégio, e com isso, o ser humano começa a conquistar seu próprio espaço, respeito e consideração dos demais.
Muitas pessoas se questionam a respeito da diferença entre o trabalho e emprego, sendo que algumas pessoas confundem os dois conceitos. O trabalho é uma tarefa que não necessariamente confere ao trabalhador uma recompensa financeira. O emprego é um cargo de um indivíduo em uma empresa ou instituição, onde o seu trabalho (físico o mental) é devidamente remunerado. O conceito de emprego é bem mais recente do que o de trabalho, e surgiu por volta da Revolução Industrial e se propagou com a evolução do capitalismo.
A DIVISÃO TÉCNICA E A DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO
A divisão do trabalho é o princípio fundamental da organização industrial e nenhuma sociedade antes do capitalismo subdividiu sistematicamente o trabalho de cada especialidade produtiva em operações limitadas. Esta forma de divisão do trabalho torna-se generalizada apenas com o capitalismo.
De modo geral, não há divisão de tarefas dentro dos ofícios, e sim uma diferenciação que se deve muito ao papel dos sexos, que de acordo com Marx é a divisão social do trabalho(divisão de acordo com o ofício). Assim, a divisão social do trabalho é aparentemente inerente característica do trabalho humano tão logo ele se converte em trabalho social, isto é, trabalho executado na sociedade e através dela. Contrariamente a esta divisão geral ou social do trabalho é a divisão manufatureira do trabalho, que é o parcelamento dos processos implicados na feitura do produto em numerosas operações executadas por diferentes trabalhadores.
A divisão do trabalho na sociedade é característica de todas as sociedades conhecidas, já a divisão do trabalho na oficina é produto peculiar, da sociedade capitalista. Enquanto a divisão social subdivide a sociedade, fortalece o indivíduo e a espécie, a subdivisão da parcelada do trabalho subdivide o homem e quando efetuada com menosprezo das capacidades e necessidades humanas, é um crime contra a pessoa e contra a humanidade.
Na produção, a divisão do trabalho começa com análise do processo de trabalho, ou seja, com a separação do trabalho da produção em seus elementos constituintes (produção de grande quantidade de produto), de modo que se economize o máximo de trabalho e tempo. Métodos que
...