A educação infantil tem por objetivo a observação
Por: _Aninha2015 • 20/7/2022 • Trabalho acadêmico • 485 Palavras (2 Páginas) • 98 Visualizações
A educação infantil tem por objetivo a observação, desenvolvimento e avaliação da criança. Essa é a primeira etapa da educação básica, e tem como sujeito crianças de 0 a 5 anos de idade, são estes sujeitos históricos e de direitos que desenvolve sua identidade por meio de interações, assim sendo aprende, questiona, deseja e constrói suas fantasias, objetivos e personalidade.
Concepção da educação infantil, matrícula e faixa etária:
É obrigatório matricular crianças que completam 4 ou 5 anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.
A frequência na Educação Infantil não é pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental;
A frequência na Educação Infantil não é pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental;
As crianças que completam 6 anos após o dia 31 de março devem ser matriculadas na Educação Infantil.
Assim se organiza o trabalho pedagógico com as crianças da Educação Infantil.
Devem-se respeitar os seguintes princípios:
Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum. Para criação de um ambiente amigo, que abrace a todos sem distinção ou segregação.
Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática. Para que cada individuo saiba seu valor se necessário impor seus diretos.
Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais. Para estimular o desenvolvimento da criança e sua criatividade.
Organização de Espaço, Tempo e Materiais.
As instituições de educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem: A educação em sua integralidade, a indivisibilidade das dimensões expressivo(motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural) da criança, a participação das famílias tendo respeito e a valorização de suas formas de organização, a gestão democrática, a consideração dos saberes da comunidade, o reconhecimento das especificidades etárias, singularidades individuais e coletivas das crianças, promovendo interações entre crianças de mesma idade e crianças de diferentes idades, os deslocamentos e os movimentos amplos das crianças nos espaços internos, A acessibilidade (materiais, objetos, brinquedos e instruções) e a apropriação pelas crianças das contribuições histórico-culturais dos diferentes povos.
Na educação infantil deve-se seguir os eixos norteadores do trabalho com as crianças, tais como:
Garantir experiências que: promovam o conhecimento de si e do mundo, favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens, possibilitem às crianças experiências de narrativas, ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas, possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças, Incentivem a curiosidade e possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos.
Avaliar de forma a criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo: A observação crítica e criativa das atividades, utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças e a não retenção das crianças na Educação Infantil.
...