Projeto Social: A Mortalidade Infantil é um e Compõe um dos Objetivos do Milênio
Por: luizinacio3 • 14/11/2016 • Projeto de pesquisa • 2.500 Palavras (10 Páginas) • 418 Visualizações
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS
ADMINISTRAÇÃO
Kellen Passos Soares
Lucas Henrique Alles
Luiz Souza Inácio Junior
Marcelo dos Santos Fonseca
Vânia Cristina de Araújo Soares Fraga
Projeto Social I – 1º Bim. – 43 – 2016/1
Tutora: Márcia Rosane Junges
São Leopoldo
30/03/2016
RESUMO
Dentre os principais problemas sociais que o mundo enfrenta, a mortalidade infantil é um e compõe um dos Objetivos do Milênio. O grupo de alunos do curso de Administração de Empresas da Universidade do Vale do Rio do Sinos – UNISINOS, na disciplina de Projeto Social I, cria um projeto social em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre que irá auxiliar no foco da questão quanto à busca de informações às gestantes usuárias de drogas. O Projeto tem como objetivo conscientizar os familiares e as mães quanto ao uso de drogas na gravidez. O projeto tem como estratégia básica ação nos postos de saúde da região de Porto Alegre. O sistema de avaliação e gerenciamento do projeto definidos são eficientes para demonstrar se as atividades estão sendo desenvolvidas de maneira eficiente para o sucesso do Projeto, atendendo no mínimo 12.600 beneficiários diretos. Contamos com ajuda de voluntários, de um psicólogo e uma nutricionista. Seria uma idealização do grupo atender ao máximo de pessoas neste projeto, com extensão aos familiares. Para este projeto ter o alcance esperado também iremos promover debates com autoridades políticas e médicas do município para juntos, conhecermos melhor os problemas e resolvê-los. Assim como, melhorar os procedimentos que já existem em prol do assunto.
SUMÁRIO
1 APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO PROPONENTE DO PROJETO
4
2 ANÁLISE DO CONTEXTO E JUSTIFICATIVA 5
3 definição dos objetivos 6
3.1 objetivo geral 6
3.2 objetivos específicos 6
4 universo do projeto _ 7
5 atividade do projeto 8
6 definição das metas/resultados 9
7 sistema de avaliação e gerenciamento 10
8 metodologia do projeto 12
9 equipe e parcerias do projeto 13
10 cronograma de execução do projeto 14
11 elaborar o cronograma de despesas 15
12 anexo 16
1 APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO PROPONENTE DO PROJETO
A Instituição proponente do presente projeto “Bebê saudável, Família feliz” é um grupo de alunos do curso de Administração da Unisinos, que estão cursando a atividade de Projeto Social, ministrada pela professora Catia Terezinha Ligocki Venturella, composto pelos seguintes integrantes:
Kellen Passos Soares. Contato: (51) 9778-5941 e-mail: tey.ps@hotmail.com
Lucas Henrique Alles. contato: (51) 9367-0004 e-mail: lucas.h.alles@hotmail.com
Luiz Souza Inácio Junior. Contato: (51) 8454-3304 e-mail: luizinacio3@aol.com
Marcelo dos Santos Fonseca. Contato: (11) 98447-0350 e-mail: marcelofonseca372@gmail.com
Vânia Cristina de Araujo Soares Fraga. Contato: (51) 8616-1436 e-mail: vaniavcas@yahoo.com.br
2 ANÁLISE DO CONTEXTO E JUSTIFICATIVA
A mortalidade infantil ainda é uma realidade, infelizmente. Dados de 2011, apontam que a cada 1000 crianças que nascem em Porto Alegre, cerca de 6 vem a óbito. São vidas que se perdem. Grande parte das mortes ocorre devido à falta de cuidados da mãe tem durante a gestação. Casos de gestantes que são viciadas em drogas, sintéticas e naturais, que acabam prejudicando a saúde dos fetos são bastante ocorrentes.
Com o projeto “Bebê saudável, Família feliz”, visamos conscientizar e ajudar todas as gestantes a terem os devidos cuidados durante a gestação e após o parto. Para isso, resolvemos catalogar todas as mães que fazem seu pré-natal na rede pública de saúde. Sendo cerca de 12.600 partos por ano em Porto Alegre pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O Brasil passa por um declínio acelerado nas taxas de mortalidade infantil, segundo o IBGE. Os números passaram de 47,0% para 23,3% entre 1990 e 2008, correspondendo a uma queda de 50,0% neste período.
Porém, ainda não pode ser considerada uma taxa baixa, segundo os padrões da OMS, sendo maior, inclusive, que outros países da América do Sul, como Colômbia (17,4%), Argentina (11,4%), Uruguai (11,3%) e Chile (7,7%).
3 DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
O projeto “Bebê saudável, Família feliz” procede da atividade acadêmica Projeto Social, do curso de Administração da Unisinos e tem como objetivo melhorar a saúde materna em Porto Alegre. Seu objetivo geral busca conscientizar as mães sobre como a relação drogas-gravidez é prejudicial a ela e ao bebê, mostrar como essa prática é perigosa e grave. Buscamos auxiliar as mães que necessitem de ajuda e dessa forma, reduzir a mortalidade infantil, que infelizmente, ainda é uma realidade.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a)Conscientizar as mães de todos os riscos que a gravidez envolve e como o uso de drogas é prejudicial tanto para o feto, como para ela.
b)Auxiliar mães que têm desejo de abandonar as drogas e não conseguem. Também diminuir os efeitos das mesmas no corpo.
4 UNIVERSO DO PROJETO
O presente projeto tem como alvo mulheres grávidas que façam seu pré-natal na rede pública de saúde.
O público alvo são mulheres de todas as faixas etárias de Porto Alegre,Rio Grande do Sul.
...