TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da retórica para a política

Ensaio: A importância da retórica para a política. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Ensaio  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

Aula 1

Caso Concreto 1

1)Qual o espaço social da palavra política ele se refere?

Resposta:O espaço politico e social que o texto se refere é a discussão, a reflexão e decisão sobre as politicas públicas educacionais.

2)A qual tipo de discurso político ele se refere? Justifique as suas respostas.

Resposta:

O tipo de discurso é de esquerda. Na ocasião que o CIEPs foi programado no Rio de Janeiro, o Brasil estava no fim da ditadura, sendo assim, os CIEPs representavam uma educação de qualidade, libertação com condição de proporcionar as crianças no desenvolvimento pleno de suas capacidades.

Aula 2

1) O que você entendeu por retórica?

Resposta: É a arte da palavra, da persuasão pelo discurso de argumentar e contra argumentar algo em público. Ela articula e organiza os recursos discursivos, no intuito de persuadir ou convencer um auditório de suas ideias ou proposições.

2) Qual é a importância da retórica para a política? Justifique as suas respostas.

Resposta: A importância para política é fundamental, pois, são utilizados elementos retóricos físicos, intelectuais e textuais para construir um discurso idêntico com o auditório.

Aula 3

Questão Objetiva. Letra D

Resposta:

1. Para Hobbes, em relação ao estado de natureza, vivemos em um estado de guerra onde não há propriedade, mas uma liberdade irrestrita. O homem é tido como imprevisível, pois não controla seus instintos, tornando-se um inimigo do outro. Todos se preocupam em conservar sua própria vida e, em busca de honra e glória. O homem na visão de Hobbes luta pela sobrevivência. Hobbes defende um governo soberano que pode pôr fim a guerra.

Para John Locke, em relação ao estado de natureza e diferente de Hobbes, não vivemos em um estado de guerra, ao contrário em um estado de harmonia e concórdia, onde o indivíduo é um ser livre e igual, é um ser racional. Para ele. Estado deve garantir os três direitos fundamental do indivíduo: a vida, a defesa da própria vida e a propriedade.

Para Rousseau, o homem somente se realiza por meio da comunicação, a qual cedeu a sua individualidade, prevalecendo os interesses da comunidade.

Aula 4

1. O MONOPÓLIO LEGÍTIMO DA FORÇA

Max Weber compreende que a Sociologia deve captar os sentidos da ação humana. Essa ação é descrita por Weber como “aquela cujo sentido pensado pelo sujeito é referido ao comportamento dos outros, orientando-se por ele o seu comportamento”. Para Weber, consiste em entender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com