AMBIENTE DE NEGOCIOS
Exames: AMBIENTE DE NEGOCIOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: OMELHORIVAN • 21/5/2014 • 4.424 Palavras (18 Páginas) • 207 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
IVAN MORAIS MIRANDA
AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL
Nova Friburgo
2014
IVAN MORAIS MIRANDA
AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a Atividade Interdisciplinar.
Nova Friburgo
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------- 3
2. MUDANÇAS POLITICAS ------------------------------------------------------------ 4
3. MEDIDA MACROECONÔMICA E MICROECONÔMICA ------------------- 4
4. INFLUÊNCIA DA MICROECONOMIA NO MUNDO -------------------------- 5
5. CASO SCHINCARIOL --------------------------------------------------------------- 5
6. A DESCOBERTA DAS FRAUDES ----------------------------------------------- 6
7. ACUSAÇÕES, ACUSADOS E PENALIDADES, ----------------------------- 7
8. AS RESPONSABILIDADES DO CONTADOR -------------------------------- 9
9. O PROFISSIONAL CONTÁBIL PERANTE O CÓDIGO CIVIL ------------ 9
10. Penalidades --------------------------------------------------------------------------- 10
11. CONCLUSÃO ------------------------------------------------------------------------- 12
12. REFERÊNCIAS ----------------------------------------------------------------------- 13
1. INTRODUÇÃO
No mundo todo, a era das reformas macroeconômicas já passou. A inflação foi contida e os governos passaram a gastar com mais responsabilidade. Agora vem a batalha da microeconomia, a fim de facilitar a vida de quem quer fazer negócios, como a redução da burocracia para abrir ou fechar empresas, pagar impostos, exportar, etc. As regras devem ser as mais simples possíveis.
A melhoria do ambiente de negócios permite o surgimento de novas empresas e empregos; facilita o fechamento de indústrias com fraco desempenho (esse fechamento faz crescer a produtividade da economia); quem está no setor informal é estimulado a transitar para o formal, no qual os direitos são respeitados, há proteção social e acesso ao crédito. Traduzida no fundo pelo império da lei, a melhoria do ambiente de negócios ajuda a combater a pobreza.
2. MUDANÇAS POLÍTICAS
As mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem principalmente em dois fatores importantíssimos para a empresa, entre outros:
- a questão da continuidade: o panorama econômico, político e normativo do país afeta as possibilidades de negócios e a sobrevivência da empresa; governos incompetentes e incapazes de gerir a economia do país de forma a estimular um bom ambiente de mercado e de negócios tende a comprometer a sobrevivência e, portanto, a continuidade das empresas no país;
- os valores dos ativos e das ações: em um ambiente político, econômico e normativo desfavorável ao mercado e aos negócios, os ativos e as ações das empresas tendem a perder valor.
Quanto ao universo contábil, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem na mudança de critérios e de técnicas de escrituração contábil, bem como nos valores dos resultados apurados.
Dois bons exemplos disso:
- a recente incorporação das normas contábeis internacionais às normas contábeis brasileiras, que resultou em mudanças importantes na forma de escriturar a Contabilidade;
- as diversas leis, decretos e medidas provisórias que alteraram alíquotas, bases de cálculo e formas de apuração de impostos.
3. MEDIDA MACROECONÔMICA E MICROECONÔMICA
A macroeconomia é uma das divisões da ciência econômica dedicada ao estudo, medida e observação de uma economia regional ou nacional como um todo. A macroeconomia é um dos dois pilares do estudo da economia, sendo o outro a microeconomia.
A Microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins.
A microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo. Divide-se em:
Teoria do Consumidor: Estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. A partir dessa teoria se determina a curva de demanda.
Teoria da Firma: Estuda a estrutura econômica de organizações cujo objetivo é maximizar lucros. Organizações que para isso compram fatores de produção e vendem o produto desses fatores de produção para os consumidores. Estuda estruturas de mercado tanto competitivas quanto monopolisticas. A partir dessa teoria se determina a curva de oferta.
Teoria da Produção: Estuda o processo de transformação de fatores adquiridos pela empresa em produtos finais para a venda no mercado. Estuda as relações entre as variações dos fatores de produção e suas conseqüência no produto final. Determina as curvas de custo, que são utilizadas pelas firmas para determinar o volume ótimo de oferta.
A Microeconomia explica também as práticas de mercado, sendo estas
...