ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Por: Praia da Marina Canal das Tartarugas • 24/8/2021 • Trabalho acadêmico • 504 Palavras (3 Páginas) • 104 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA
EMERSON GABRIEL SILVA PIRES
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Observar, Pesquisar e Construir o Conhecimento
Armação dos Búzios, 2021
INTRODUÇÃO
Podemos analisar como nossa a nossa sociedade evoluiu em alguns aspectos, porém há muito a ser feito. Se para Weber, as ideias, crenças e valores eram os principais catalizadores das mudanças sociais, e que todos indivíduos dispunham de liberdade para agir e modificar a sua realidade, ou seja, as ações sociais possuíam ou possuem um sentido e uma finalidade determinados pelo seu autor, então, todo e qualquer indivíduo é responsável direta e indiretamente pela sociedade que convive. Porém, segundo Karl Marx existe a luta de classes, que existe desde a Idade Média, envolve questões entre a classe dos proletários e a burguesia dentro da sociedade capitalista. A luta de classes só acabará quando o sistema capitalista for banido e desaparecerem as classes sociais. Baseado nesses pensamentos poderei observar e analisar a sociedade na qual estou inserido.
DESENVOLVIMENTO
Como analisar uma sociedade, levando em conta que pequenas ações sociais ocorrem a todo instante, e através delas a realidade se molda a cada momento?
Sou morador do bairro da Rasa na cidade de Armação dos Búzios, Rio de Janeiro. Posso observar nitidamente as desigualdades sociais, baseados na economia e educação.
Mesmo passando pela pandemia na qual vivemos é fácil observar essas grandes diferenças sociais, tais como carros de luxo dividindo espaço com carros de valores bem inferiores ou até mesmo veículos tracionados por animais. Casas luxuosas em bairros como João Fernandes, Geribá, Marina e bairros menos assistidos financeiramente, como Vila Verde e Rasa, onde temos uma população com casas inacabadas e nitidamente humildes.
Observo também como pequenos comerciantes lutam pela manutenção de seus negócios e como a pandemia agravou gravemente a realidade financeira que já não era tão favorável.
Na educação observo que há poucas escolas particulares na cidade, públicas (estaduais e municipais) são a grande maioria. Observo as diferenças sociais e culturais de hoje, é fácil perceber através das vestimentas dos indivíduos, e também nos bairros, como existe uma diferença cultural e educacional. Uma sociedade formada por indivíduos com grau de instrução educacional elevados, engenheiros, arquitetos, grandes executivos e também indivíduos com educação básica ou até mesmo consideradas analfabetas, porém todos indivíduos, sem considerar os níveis sociais, culturais e educacionais de seu semelhante, trocavam ações sociais a todo instante.
...