ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS CONTIDOS NA POLÍTICA PÚBLICA
Projeto de pesquisa: ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS CONTIDOS NA POLÍTICA PÚBLICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 03111284 • 18/9/2014 • Projeto de pesquisa • 3.628 Palavras (15 Páginas) • 590 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
ATPS - DISCIPLINA: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS
Autores:
Catiana Cristina Tavares / RA:196962
Eliane Aparecida Monteiro Ramos / RA:196903
Maria Lucia Maciel Lino Santos / RA:196934
Maria Tereza Pereira da Silva Maximo / RA:196836
Renata de França e Silva / RA:196845
Wagner Damião / RA:280434
[pic]
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
DISCIPLINA: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------------04
CAPÍTULO I --------------------------------------------------------------------------------------- 05
CAPÍTULO II -------------------------------------------------------------------------------------- 07
CAPÍTULO III --------------------------------------------------------------------------------------11
CAPÍTULO IV --------------------------------------------------------------------------------------12
CONSIDERAÇÕES FINAIS ---------------------------------------------------------------------15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ---------------------------------------------------------- 16
INTRODUÇÃO:
Este relatório tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a importância dos indicadores sociais para a construção de políticas públicas adequadas para a sociedade, sendo assim este trabalho busca discutir sobre a importância dos indicadores sociais.
Os Indicadores Sociais são estatísticas sobre os aspectos da vida de uma nação que, em conjunto retratam o
estado social dessa nação e permite conhecer o nível de desenvolvimento social.
A discussão sobre a utilização dos indicadores sociais toma corpo com o avanço da democratização, da pressão da sociedade civil por maior transparência nos gastos públicos e maior envolvimento da mesma na busca pela garantia de direitos sociais no âmbito de todas as políticas publicas oferecidas ao cidadão.
Os indicadores sociais são um conjunto de indicadores voltados a um determinado aspecto da realidade social podemos citar como exemplo de indicadores da assistência social, sistema de indicadores da saúde, e do mercado de trabalho. Os indicadores são necessários para confiabilidade da informação para o monitoramento e para avaliação do sistema.
CAPITULO I : OS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS CONSTATADOS NA POLÍTICA PUBLICA.
As políticas públicas possuem vários objetivos e diferentes características institucionais. O objetivo deste relatório é mostrar exatamente essas diferenças, tendo como enfoque a Educação uma das principais preocupações na atualidade.
No município de Aparecida atualmente são desenvolvidos vários projetos de incentivo a Educação tanto de crianças como também de jovens e adultos a taxa de alfabetização do município segundo fontes do censo 2010 é de 94,46%. O município possui treze escolas de ensino fundamental e ainda conta com mais doze creches e EMEI’S para atender as crianças entre seis meses e cinco anos de idade, alem de vários outros cursos profissionalizantes e projetos são oferecidos a todos os alunos do município. Esses projetos não só auxiliam na aprendizagem convencional do aluno como também oferecem noções de cidadania,regras de comportamento e boa conduta, são projetos sócio educativos
como: Arte na escola, Projeto CEJA(centro educacional do jovem aprendiz).Esses projetos integram alunos de todas as escolas do município inclusive estadual e particular. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Aparecida, atua em consonância com os princípios da Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1.996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e do Sistema Municipal de Ensino.
A Secretaria de Educação e Cultura enfatiza os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, pois considera a escola como um espaço cultural criado para transmitir às novas gerações instrumentos de aprendizagem essenciais pautados na formação ética de nossos educandos considerando os quatro pilares da educação: aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a conviver. Nesta perspectiva, o trabalho está voltado para a educação cidadã que compreende a realização plena do ser humano, respaldado na construção e reconstrução de conceitos e o fortalecimento de valores indispensáveis ao convívio saudável. Há ainda um grande anseio em adequar as estruturas físicas das Escolas, em melhorar o processo ensino-aprendizagem,em executar à medida da possibilidade de cada gestor escolar às ações previstas no PDE-Escola e no PAR, em acompanhar o desenvolvimento tecnológico, com qualidade e modernidade que o PPA propõe para 2010 a 2013.Nesse trabalho se insere a inclusão de aspectos sociais e econômicos de suma importância para a transformação da realidade, trilhando um caminho para o aperfeiçoamento do ser humano, de uma forma mais democrática,
...